O Vitória na expectativa de um futuro glorioso(Gestão e Nordestão)

Esta semana fomos agraciados com duas noticias que realmente devem ser festejadas. Equilibrar os negócios do Vitória para elevar o clube ao patamar dos 10 maiores clubes do país e em seguida veio o lançamento oficial da Copa do Nordeste 2013 que terá o apoio da CBF e grandes parceiros comerciais.

Pois bem queridos, é verdade que tudo ainda é tudo ainda é mera especulação, mas a verdade é que o processo de gestão e o retorno da Copa do Nordeste tem tudo para ser um divisor de águas na história do futebol nordestino e é claro que, sobretudo o do Vitória. Há tempos que o meu pedido, o de tantos blogueiro, conselheiros e outros torcedores é que o Vitória tenha um planejamento dos seus departamentos, que haja criação de metas e profissionalização de seus setores, e foi justamente está iniciativa tomada pelo presidente Alexi Portela que foi muitas vezes duramente criticado por mim pela chamada politica de pés no chão, a melhor de todo o seu mandato na história do Leão e que pode sem duvida alguma colocar o seu nome num hall diferenciado na memoria do clube e dos seus torcedores.

De acordo com o Alexi e Falcão o clube busca através da contratação do Instituto especialista em gestão, Educação, Política e Estratégia(INGEPE) fortalecer e organizar o departamento de futebol, profissionalizar o marketing e atrair parceiros comerciais e consequentemente trazer frutos nas divisões de base, e patrimônio. A medida visa elevar o faturamento do  Vitória e chegar ao patamar dos 10 maiores clubes do Brasil se pensarmos que existem 4 grandes no Rio, 4 grandes em São Paulo, 2 no RIo Grande do Sul, 2 em Minas e logo depois vem equipes de porte médio 2 no Paraná, 2 na Bahia, 2 em São Paulo, 2 em Pernambuco e 2 em Goiás, o leão estaria pulando para a figura daqueles clubes brigam ano a ano pelos títulos nacionais e vagas nas competições internacionais , é se misturar entre:

1São Paulo

2Santos

3Corinthians

4Internacional

5Fluminense

6Flamengo

7Vasco

8Cruzeiro

9Grêmio

10Atlético MG

11Botafogo

12Palmeiras

Penso que está é mais ou menos a ordem dos 12 maiores clubes do país nos últimos 10 anos e se o objetivo do Esporte Clube Vitória é se infiltrar nesta zona e se fixar como um dos 10 maiores, teremos times mais competitivos, crescimento em patrocínios, títulos e torcida.

O retorno do Nordestão

Confesso que estou muito feliz e saudoso, está competição foi a primeira em que v i o Vitória sagrar-se campeão ao-vivo, pois estive na fonte nova naquele jogo em 97, é sem duvida alguma o torneio mais charmoso do país, e tem a rivalidade a flor da pele, sem duvida algum será um sucesso de publico e trará novamente o orgulho ao futebol do nordeste, em 2013 a Copa do Nordeste será somente uma sombra do que ela se tornará em cerca de dois a três anos, mas a edição 2013 será a mais importante, isso porque o seu sucesso e bom desempenho em audiência e publico atrairá mais parceiros comerciais e fará com que haja briga também entre as TVs abertas e fechadas e a vaga na sul-americana a partir de 2014 só abrilhantará mais a competição.

Os grupos da 1ª fase

Grupo A: Bahia, Ceará, ABC e Itabaiana

Grupo B: Sport, Fortaleza, Confiança e Sousa

Grupo C: Vitória, América/RN, Asa e Salgueiro

Grupo D: Santa Cruz, CRB, Campinense e Feirense

Os dois primeiros times de cada grupo avançarão para a fase mata-mata, da seguinte forma:
A1 x C2 / C1 x A2
B1 x D2 / D1 x B2

O vencedor de 2013 leva como prêmio a quantia que gira em torno de R$ 1 milhão. Em 2014, o campeão ganhará, além deste valor, vaga na Copa Sul-Americana de 2014.
Vitória, Bahia e Feirense fora da primeira fase do estadual

Participantes da Copa do Nordeste 2013, Bahia, Vitória e Feirense não participarão da primeira fase do Campeonato Baiano do mesmo ano. Essa foi à decisão divulgada pelos clubes durante o evento de lançamento da competição regional, realizado na noite desta quinta-feira, 13, em Fortaleza.

As três equipes só entrarão no estadual durante a segunda fase da competição, que começará obrigatoriamente após o dia 17 de março, última data reservada pela CBF para a disputa do Nordestão em 2013.

Rumo ao Hexa, Pega Leãooooooooooooo!

2 comentários em “O Vitória na expectativa de um futuro glorioso(Gestão e Nordestão)

  1. Sem querer dar uma de estraga prazeres, prefiro ficar com os pés atrás, esperando ao menos o início da implementação destas medidas, já que nosso histórico revela uma série de projetos faraônicos do sr. PC e, no final das contas, um saldo extremamente negativo com o rebaixamento para a série C.
    Portanto, fico aqui, como sempre na torcida…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s