113 anos

UM-NOME-NA-HISTÓRIA

‎13 de Maio de 1899, nascia o Esporte Clube Vitória. Eu sinceramente não sei nem por onde começar. Eu acho que qualquer coisa que eu escreva aqui nesse pequeno espaço, seria minúscula diante de todo o sentimento que eu sinto pelo Vitória. Digo sentimento, porquê acho que ainda não tem nome. É mais que amor, mais, bem mais.
Tem quem chame de loucura. E meio que é loucura sim. Mas eu sou a louca mais feliz do mundo, sem dúvida alguma. É inenarrável a alegria que eu sinto num dia de domingo, quando eu vou descendo as escadas do Barradão. Todos os meus problemas ficam lá fora. Porque lá, lá dentro, do NOSSO Santuário, não tem espaço pra mais nada, se não para o apoio incondicional e pra os gritos, cânticos e palmas que traduzem perfeitamente o que sentimos pelo Esporte Clube Vitória. Quando você torce por um time, você tem que saber, que TEM que ter nervos de aço. Mas quando você torce pelo Vitória, você tem que ter nervos de aço e um coração também. Agora quando você AMA O VITÓRIA, o que é o meu caso, além dos nervos e do coração, você deve saber que tem que estar preparado pra tudo. Pra as tristezas, pra a felicidade, pra a angustia, tudo, tudo, tudo. E independente do que venha, você tem que manter o seu orgulho, sempre, sempre lá em cima. Orgulho. Palavra pequena diante do que eu sinto quando eu visto a camisa do meu time. Poder carregar esse escudo do lado esquerdo do meu peito, é mais que um orgulho, uma honra.. é perfeito; é delirante. Acho que foi ontem, o porteiro daqui do prédio me perguntou, porquê eu torcia pelo Vitória. Eu de início não soube o que responder. Até hoje não sei o que responder. Mas a alegria que eu sinto, só em saber que pro resto da minha vida, eu vou ter a sorte, de poder vestir essa camisa, não tem dinheiro que pague, dinheiro nenhum no mundo compra o amor que eu sinto pelo Vitória. Então, enquanto não chegava a conclusão do que responderia só o que me veio na cabeça foram os momentos que passei com o meu time. Todos os momentos. Sem exceções. As alegrias, as tristezas, sim, porquê não? Todas elas só fortaleceram meu sentimento. Claro que na hora, eu xingo, eu fico com raiva, mas é só por amor, sempre por amor. Vieram os momentos de angustia também. Naquele jogo que o time precisa fazer um gol, ou quando o time toma um gol. Todos os momentos vieram a minha cabeça. Como eu disse, poder carregar esse escudo do lado esquerdo do meu peito, é mais que um orgulho, uma honra.. é perfeito; é delirante. Então só o que eu pude concluir e falar ao porteiro, com um sorriso no rosto foi algo do tipo: Ser Vitória é..
tudo.


Eu te amo meu leão, te amo pra sempre, te amo com a minha alma. Porquê um dia o coração para de bater. ” Estamos contigo, em qualquer lugar! ”

por: Lara Rios

14 comentários em “113 anos

  1. oi eu so do canada a cabei de chega comum talento mirim ele tem 15 anose jogava no juventos mais em formaçoes entra em contato com a minha secretaria fone:41695368

    Curtir

  2. eu te amo meu vitoria! hoje chorei por vc ter perdido esse camepeonato mas nao importa perdendo ou ganhado vc ta no sangue na alma nao vale dinheiro ,nao vale vencer, e vc meu vitoria te amo do fundo do meu coraçao. eu sei eu te amo meu vitoria, vcs jogaram bem e pesso nao tire ricardo silva ele e bom treinador tira entao o goleiro se nao fosse o vacilo do golero agente ganhava

    Curtir

  3. Caro Valmerson,

    Parabéns pelo site e me surgiu uma curiosidade. O que faziam os navios Ingleses em 1901 na Bahia? Pode responde no email se souber.

    Saudaçoes Palmeirenses e axé pra vcs da Bahia.

    Edmundo

    Curtir

    • Edmundo, muito capciosa esta pergunta, mas vamos lá: Em 1901 um navio de imigrantes Ingleses estava atracado no Porto de Salvador, estes vinheram na expectativa de trabalhar em alguma lavoura que na época estava sendo substituída de mão de obra escrava para assalariada, como os ingleses já praticavam o futebol, vide que o pais foi o fundador do Esporte, os jovens que estavam fundando o ESPORTE CLUBE VITÓRIA, fizeram um convite para que ocorresse uma partida entre os ingleses e os baianos, aquela foi a primeira partida do Vitória e vencemos os ingleses por 3×2.

      Saudações Rubro Negra!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s