Campeonato Baiano

Baiano 2012: Clubes Participantes

ARTILHARIA

O Campeonato Baiano de 2012 terá a participação de 12 clubes, dois apenas da capital, Bahia e Vitória, e 10 do interior do Estado. Curiosamente, a cidade de Feira de Santana distante de 108 km de Salvador, com 672 mil habitantes, contará com três representantes que são: Fluminense e Bahia de Feira (atual campeão) e Feirense.  Já Vitória da Conquista, 512 km distancia da capital e com 310.129 habitantes será representada pelo Serrano Sport Clube e o Vitória da Conquista. Juazeiro, a terra das Carrancas, município do extremo norte da Bahia, com 197.984 habitantes terá o Juazeiro Social Clube e Sociedade Desportiva Juazeirense. Completam a lista dos participantes do Baianão 2012, o Camaçari da cidade do mesmo nome, Atlético da cidade de Alagoinhas e o Itabuna, todos representados por um único clube.
Esporte Clube Vitória Dos 12 clubes participantes do Campeonato Baiano de 2012, o mais tradicional, tendo participado em 98 edições, inclusive nas primeiras décadas quando o esporte vivia sua fase amadora, é o Esporte Clube Vitória. Fundado em 13/05/1899, e com as cores Vermelha e Preta, o clube tem o Leão como mascote.
O Clube que durante muito tempo se dedicou mais aos esportes olímpicos, tendo inclusive participado da criação de quase todas as federações esportivas do estado, e deixando o futebol em segundo plano por mais de meio século, assumiu nos últimos 20 anos o protagonismo do futebol local, participando e vencendo praticamente todas as finais do torneio. 14 dos 26 títulos conquistados vieram nestas duas últimas décadas.
Tal hegemonia foi conquistada após a inauguração do estádio Rubro Negro, o Manoel Barradas (popularmente conhecido como Barradão), onde o Vitória manda seus jogos. A capacidade do estádio é de 35 mil pessoas. Site do Esporte Clube Vitória
Esporte Clube Bahia O Esporte Clube Bahia é o segundo clube em participações de campeonatos baiano, e o maior vencedor. São 43 títulos conquistados em 82 torneios disputados. O Bahia foi fundado em 1931 por atletas de duas outras agremiações (Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis) que haviam decidido parar a prática do futebol no ano anterior.
O Clube que leva o nome e as cores do estado, tem como mascote o Super Homem, utiliza como seu mando de campo o Estádio Governador Roberto Santos, conhecido popularmente como Estádio Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Pituaçu, que foi recentemente reformado e ampliado com capacidade para 32.157 pessoas. Site do Esporte Clube Bahia
Fluminense de Feira Futebol clube O Fluminense de Feira é o clube do interior com mais tradição no campeonato Baiano. Fundado em 1941 começou a disputar o torneio em 1954, ficando de fora apenas em 99 em função do rebaixamento no ano anterior. Além de mais participações, é o clube do interior que mais vezes ergueu a taça de campeão, conquistando o certame nos anos de 1963 e 1969.
As cores que representam a agremiação são verde, vermelho e branco, e o símbolo é touro, sendo comumente chamado de “Touro do Sertão”. Seu mando de campo é o Estádio Alberto Oliveira, mais conhecido como Jóia da Princesa, com capacidade de 16.000 pessoas. Site do Fluminense de Feira
Associação Desportiva Bahia de Feira O Bahia de Feira é outro representante da cidade de Feira de Santana, que defende o título da competição após uma excelente temporada de 2011, quando desbancou os favoritos Bahia e Vitória, tendo vencido este último na final em pleno Barradão.
Fundado em 1937, participou apenas de 4 edições do campeonato baiano da primeira divisão, sempre com campanhas sofríveis, até seu retorno em belo estilo em 2010, quando chegou as semifinais do torneio, vindo a ser campeão no ano seguinte.
O Bahia de Feira utiliza as mesmas cores de seu homônimo, é conhecido pela alcunha de Tremendão, e tem como mando de campo o mesmo estádio do co-irmão feirense, o Jóia da Princesa. Site do Bahia de Feira
Alagoinhas Atlético Clube O Atlético de Alagoinhas foi fundado em 1970 e tem como cores o vermelho, preto e branco. Começou a disputar o campeonato baiano da primeira divisão logo após sua fundação, em 1971, se ausentando apenas nas edições de 1993, 1996 a 1998, ficando atrás do Fluminense no quesito participações (37 no total).
Tem como apelido “Carcará” e seu mando de campo é o Estádio Municipal Antônio Carneiro, mas conhecido como Carneirão, que fica em Alagoinhas e tem capacidade para 12.000 pessoas. Sua melhor campanha foi em 1973, quando conquistou a primeira fase do primeiro turno, o que lhe rendeu o direito de disputar a final do campeonato, vencida pelo Bahia. Site do Atlético-BA ( Não existe)
Itabuna Esporte Clube O Itabuna também é um clube do interior com tradição no campeonato baiano da primeira divisão. Fundado em 1967 já participou de 36 edições do torneio, tendo retornado neste ano após o rebaixamento de 2010.
Suas cores são o azul e o branco, e é conhecido como Dragão do Sul, e tem como mando de campo o Estádio Luiz Viana Filho com capacidade para 11.745 torcedores. Sua melhor campanha foi logo nos primeiros anos de fundado, quando conseguiu o vice-campeonato em 1970. Site do Itabuna Esporte Clube ( Não existe)
Camaçari Futebol Clube O time da região metropolitana foi fundado em 1968, no entanto participou pela primeira vez da primeira divisão do estadual apenas em 1992, realizando uma de suas melhores campanhas quando terminou na terceira colocação, feito este igualado nos anos de 1998, 2003 e 2010. Nesse período ficou de fora da competição apenas em 1997 em função da lanterna e conseqüente rebaixamento no ano anterior.
Suas cores são o azul e o branco, e seu mando de campo é o Estádio Armando Oliveira, com capacidade para 7.000 pessoas. Site do Camaçari ( Não existe)
Serrano Sport Club O Serrano, clube sediado em Vitória da Conquista, foi fundado em 1979 e disputou o campeonato baiano pela primeira vez em 81. Ficou muito tempo apagado no cenário esportivo, voltando com força em 2011, quando fez uma de suas melhores campanhas alcançando as semifinais da competição. Antes já havia ficado na quarta colocação nos anos de 83, 84, 85 e 87. Seu mando de campo é o Estádio Lomanto Júnior, que tem capacidade para 12.500 torcedores. Site do Serrano
Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista O Esporte Clube Primeiro Passo, também conhecido como Vitória da Conquista, é um clube relativamente novo que vem mostrando um belo trabalho nos campos. Fundando em 2005, e participando pela primeira vez da primeira divisão do estadual em 2007, sempre se destacou chegando a alcançar a terceira colocação em 2008, deixando escapar o título na última partida, quando precisava de uma vitória simples contra o Bahia para se tornar campeão.  Seu mascote é o Bode e suas cores são o branco e verde, e também tem como mando de campo o Estádio Lomanto Júnior. Site do ECPP
Feirense Esporte Clube O Feirense apesar de ser originalmente mais um representante de Feira de Santana, escolheu para 2012 a cidade do Senhor do Bonfim para mandar seus jogos, onda jogará no Estádio Municipal Antônio Pedro Amorim Duarte, com capacidade para 4.000 expectadores.
O clube que foi fundado como Esporte Clube Independente em 2000, passou a se chamar Palmeiras do Nordeste em 2002, até mudar para Feirense em 2007.
Ainda com o nome de Palmeiras do Nordeste, chegou a ser campeão da primeira fase do campeonato baiano em 2002, disputada sem o Vitória, o Bahia e o Fluminense de Feira que estavam jogando pelo Campeonato do Nordeste Site do Feirense ( Não existe)
Juazeiro Social Clube O Juazeiro Social Clube foi fundado em 1995 com as cores verde, vermelho e branco e tem como mascote a Carranca. Em 1997 disputou pela primeira vez o campeonato baiano, tendo sua melhor campanha em 2001, quando eliminou o Vitória nas semifinais, e levou a decisão do título para Juazeiro precisando de um simples empate, mas não resistiu na final. O clube tem como mando de campo o Estádio Adauto Moraes, com capacidade para 8.000 pessoas. Site do Juazeiro
Sociedade Desportiva Juazeirense O caçula e estreante da competição foi fundado no final de 2006 por dissidentes do co-irmão Juazeiro. Desde quando começo a disputar a segunda divisão do estadual, vem apresentando belas campanhas, mas o acesso escapulia por muito pouco. Em 2011 com mais amadurecimento o clube não deu chances aos rivais e conquistou o título e o acesso a elite do futebol estadual.
Suas cores são verde, amarelo e vermelho, e seu mando de campo também é o Estádio Adauto Moraes. Site do Juazeirense ( Não existe)

10 comentários em “Campeonato Baiano

  1. Pingback: As contratações do Leão em 2012, um time pra ser titular. | Leão Minha Paixão

  2. Pingback: [Juazeiro x Vitória] É À HORA DE MOSTRA SEU PONTENCIAL EDSHOW | Leão Minha Paixão

Deixe um comentário