[COPA DO BRASIL/SULAMERICANA] A grande cagada da CBF

3409

A Confederação Brasileira de Futebol-CBF, conseguiu estragar a formula da segunda competição mais importante do futebol nacional e ainda por cima estragar a maneira de classificação para segunda competição mais importante do continente, isso tudo com o intuito de  simplesmente agradar ao Corinthians.

Isso mesmo, por intermédio de Andrés Sanches (mandatário do Corinthians na época) que achou um absurdo o time paulista não disputar a Copa do Brasil após ser eliminado na pré-libertadores pelo Tolima por 2×0, exigiu mudanças na competição e não só foi atendido, como criou uma verdadeira lambança na formula da competição neste ano de 2013, e nas edições em sequência.

Com os eliminados da Libertadores garantindo classificação automática na 4ª fase da Copa do Brasil, os times médios perderam a “única chance” de poder disputar uma Libertadores da América.  O Sport Campeão em 2008, Atlético-Go semifinalista em 2010, Vitória finalista em 2010,  Coritiba finalista em 2011 e 2012 e até mesmo o antes gigante Palmeiras Campeão em 2012, vemos que a CB, era realmente uma competição democrática, pois além de contar com times de todas as séries e até os sem série, víamos a possibilidade de clubes médios/grandes, clubes em desenvolvimento com possibilidades de título, mas isso foi reduzido de maneira esmagadora com o novo formato, e esta aí “a grande cagada da CBF”.

images

Se já não bastasse as diferenças exorbitantes dos valores que a TV paga a determinados clubes. A CBF conseguiu bagunçar a CB que tinha um formato já consolidado, inchando ainda mais o segundo semestre dos clubes brasileiros já que o acumulo de datas não permitirá folgas durante a semana. Alguns clubes parecem forçar a sua eliminação nesta fase para classificar automaticamente para Sulamericana, por acreditarem que é uma competição de dificuldade inferior. O que de fato culminou na desvalorização do competição continental, foi verdadeiramente uma grande cagada da CBF atender os anseios do manager corintiano e não pensar nos problemas que isso acarretaria, times trocam a 4ª fase da CB, pela pré-sulamericana numa clara demonstração de que a mandataria do futebol brasileiro pisou na bola.

OPINIÃO LMP: Seria muito mais interessante que a classificação para sulamericana fosse da seguinte forma, as 8 vagas deveriam ser divididas para o 01 Vice Campeão da Copa do Brasil, 01 Campeão da Copa do Nordeste , 01 Campeão da Segunda divisão e 05 pela ordem de classificação no campeonato brasileiro da primeira divisão, muito provável que da 6ª à 10ª colocação o que valorizaria a competição continental, assim como as competições acima citadas, premiando as equipes que se destacaram.

SULAMERICANA: Entenda a situação do VITÓRIA

Com Coritiba, Náutico, Bahia, Criciúma, e Portuguesa garantidos na Sulamericana 2013, e Ponte Preta e Atlético-PR parecendo desistir da classificação na Copa do Brasil assim como fez o Tigre para ficar na competição continental, ainda restaria a 8ª vaga.

Cruzeiro, Flamengo, Goiás e Internacional já garantiram a classificação na 4ª fase da Copa do Brasil e não podem mais ir para Sulamericana, faltaria dois clubes entre Botafogo, Santos, Ponte Preta e Atlético-PR classificarem para o Leão garantir sua vaga!

[LIBERADORES SUB-20] Conheça os adversários do Leão lá no Chile

Analisando as duas semanas que decidirão o futuro do Leão em 2013

Anúncios

5 comentários em “[COPA DO BRASIL/SULAMERICANA] A grande cagada da CBF

  1. O Santos parece que vai seguir o mesmo caminho de entregar o jogo, já que vai cheio de reservas para o próximo jogo contra o CRAC e precisando ganhar para avançar de fase.

    Curtir

  2. Parabéns Valmerson,

    Mais um texto muito informativo. A CBF conseguiu acabar com a fórmula do único campeonato que beneficiava clubes médios e pequenos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s