O que vi e vivi na fonte nova!

bavi(18)

Lembrar da fonte nova causa uma grande nostalgia, foi o primeiro estádio em que pisei os pés, e foi justamente num BAVI, meu pai tricolor proferia as seguintes palavras: Hoje você vai aprender o que é time, vai ver o Bahia ganhar e deixará esse negocio de torcer para o Vitória” Eu tinha 12 anos e como todos estava encantado por viver o meu primeiro clássico.

Lembro de muita coisa daquele jogo o charme inconfundível da Leões da Fiel,  o balanço dos anéis superiores com o pulo da Bamor, os cânticos de provocação e a célula que poucos meses depois daria origem ao nascimento da TUI,  a data 23 de fevereiro de 1997 onde 87.725 pessoas lotaram o estádio para ver Bahia 0x3 Vitória, meu pai saiu frustrado do intento de me tornar tricolor, ainda teve que aturar as gozações do filho, mas tem muita coisa que me lembro daquele e dos outros jogos que passaram a ser cada vez mais frequentes na minha vida.

Uma das coisas que me dá tremenda saudade é sentar no setor onde se localizava a torcida mista, eu, meu pai, amigos rubro negros e tricolores brincávamos a cada lance de perigo, a cada gol e ao termino das partidas, brincávamos também com que nem conhecíamos, e raramente vi algum desentendimento, e o detalhe é que não havia policiais, cordões de isolamento, era tudo na base da civilidade, uma rivalidade sadia, intensa, mas amistosa, são incontáveis as vezes que vi e vivi as pessoas saindo da velha fonte abraçados, com camisas de Bahia e Vitória, e a gozação comendo no centro, uns gozando o triunfo, outros colocando a culpa no juiz ou num infortúnio, mas a verdade é que o futebol tinha muito mais graça naquela época, nos orgulhávamos quando saia nos noticiários que ao contrario dos clássicos dos outros estados que já tinha isolamento e confrontos extremos, o BAVI mostrava as torcidas rivais confraternizando antes e depois dos jogos em cada canto desta cidade.

a8cc41e303

Por isso que sonho num retorno aos antigos princípios que foram deixados de lado, espero que com o renascimento da fonte nova, renasça também os velhos e bons hábitos de somos rivais, e não inimigos, somos coirmãos mas não amigos, somos Bahia, somos Vitória, somos BAVI, somos paz, confraternização, e alegria.

PRODUTOS DA LINHA BASIS VITÓRIA

https://www.facebook.com/pages/Basisvit%C3%B3ria/326217080815928

 

11 comentários em “O que vi e vivi na fonte nova!

  1. Valmerson,

    Como premissa, nada mais semblantico me vem a cabeça do que a citação do texto “sun sunscreen” ou filtro solar, popularmente conhecido na voz de Pedro Bial:

    “Aceite certas verdades inescapáveis: os preços vão subir, os políticos vão saracotear, você, também, vai envelhecer.
    E quando isso acontecer..
    Você vai fantasiar que quando era jovem os preços eram razuáveis,
    Os políticos eram decentes
    E as crianças respeitavam os mais velhos”

    O mote na verdade vem da tese que para mim, a fonte nova terminou em dezembro/07 e o que esta vindo não passa de uma quimera de um pais que finge saber sediar uma copa do mundo. Me perdoe os incredulos, mas sou saudosista ao máximo, e para mim fonte nove era cerveja no isopor da ladeira, kombi do regae, rolete de cana, churasquinho, amendoin, empurra-empurra na boa, torcida mista. O preço do ingresso, nem se fala! Pagar 90 reias pra ver bavi que nao vale nada pra mim já é demais. Alguns consideram um jogo histórico, pra mim é só um.

    Faço mea culpa; nada contra a modernidade e conforto no estadio, precisamos sim de conforto, de ter um assento de qualidade (inclusive o que já deveria ser feito no barradao a tempos) porém fico com receio que esse tipo de arena, essa forma de comercializar o espetaculo, acabe matando o futebol que sempre conhecemos e aprendemos a amar.
    Já viajei a europa e posso te afirmar: Brasil não é e nunca será europa. O jeito deles de ver o jogo é outro. Aqui, uma “baguncinha” é que da o tempero da coisa.

    Vi muita gente comentando dos primeiros jogos da vida e o meu como não poderia deixar de ser foi na velha fonte, Vitória 0 x 0 Paraná em 1993. Faço mençao saudosa a meu falecido e querido pai que me levou a tantos jogos na antiga fonte e me ensinou a amar o futebol e o ECV. Apesar das criticas, espero de coração que essa nova era consiga conquistar tantos coraçoes como o meu e de tantos outros que aqui escreveram ou não.

    Curtir

  2. Valmerson, Mocota fazia coleção dos ingressos dos jogos do VITÓRIA na Fonte. Admirava a torcida mista e achava lindo a harmonia e o respeito que existia entre a duas torcidas.

    Seria muito bom se essa civilidade pudesse voltar a marcar presença.

    Mocota torce pelo Vitória, ama seus amigos Rubro-Negros e tricolores e respeita os cristãos desconhecidos.

    PSI – Uma coisa é certa: O Ba x Vi de inauguração na Arena Fonte Nova tem que ser marcado pela paz e harmonia da mesma forma quando for realizado o jogo de inauguração da Arena Rubro-Negra.

    PSII – Mocota discutia sobre este assunto com um amigo, ontem. O brother defendia que na inauguração da Arena Rubro-Negra, o jogo deveria ser contra a Seleção Brasileira.

    PSIII – Mocota rebateu de bate pronto:

    “Nada disso! Festa na Casa do Leão é mais descente quando o prato principal é a sardinha”.

    ———————————

    Diga não a Arena Fonte Nova. Diga sim ao Novo Barradão.

    Avante Leão!!!

    Curtir

  3. foi a parti desse ano que a torcida do vitoria cresceu mais, eu lembro bebeto tulio maravilha e pet e outros grandes jogadores,

    Curtir

  4. Excelente texto.Também tenho saudades da torcida mista, havia mais tolerância, respeito, educação e cordialidade, somos adversários e não inimigos, temos que respeitar a diferença.O jogo que jamais esquecerei foi em 1993, Vitória x Corinthians
    ganhamos de 2 x 1, com um golaço de Alex Alves, quase dou um piripaque, foi simplismente maravilhoso aquele momento e ainda por cima quebramos a invencibilidade do Corinthians, que tinha 15 jogos sem perder.
    Obs: Estou ansiosa para ver o novo padrão.

    Curtir

  5. Essa velha Fonte tem que ficar somente na memoria… Não caiam nesse papo da imprensa que é o mesmo estádio por que não é!!! É outro estádio, totalmente diferente, que vai começar a fazer a sua história agora… Esse papo de mistica da Fonte Nova é só pra imprensa! Nem Wembley que foi demolido e re-construído como a Fonte Nova conseguiu voltar a ter o mesmo charme do antigo estádio!!! Bons tempos SIM, mas dá velha Fonte Nova… Não dessa!!! Essa, só daqui a 10, 20 anos para sabermos!!!

    Curtir

  6. Belo texto. Tem o meu apoio numa campanha em favor da torcida mista. Por mais que eu nunca tenha pisado lá, é algo da nossa cultura e do convívio harmônico entre os torcedores. Depois que separaram as torcidas, as brigas começaram a se intensificar.

    Curtir

  7. Belo texto(II), Valmerson! Que saudade da torcida mista, do clima de gozação saudável fora e dentro do estádio…! Fui à finais de Baianão e Campeonato do Nordeste com meu irmão mais velho, isso na década de 90, e tenho boas lembranças de títulos alcançados pelo ECV na velha Fonte. Estive no memorável jogo da Copa do Brasil em que Pet empatou a partida contra o Palmeiras após o Vitória está perdendo por 2×0, aqueles gols de falta e olímpico do sérvio não saem da minha memória! Belo palco e de boas recordações!

    Curtir

  8. Belo texto, lembro-me também desses momentos! Sempre ficava na geral com o meu saudoso pai, é verdade que ia mais ao estádio pra comer e perturbar do que pra assistir o jogo. Comecei a frequentar estádios no ano de 1991/92, vendo o time de Dourado (cabelo inconfundível que deixava a criançada doida), Roberto Cavalo, Picheti (não sei como escreve rsrs), Adoílson, Dida.

    Pois amigo, que saudade de tudo daquele tempo!

    Curtir

Deixe um comentário

