O Vitória e a nova Arena Rubro Negra

AREN

POR: Jodnei Pereira

Prezada diretoria,

 

Assim como a grande parte da nossa torcida, eu considero que o fortalecimento do clube também depende da modernização do Barradão ou da construção de um estádio padrão FIFA em outro local, acompanhando as trajetórias de sucesso de outros clubes como o Grêmio, o Internacional, o Atlético/Pr, São Paulo, Corinthians e até o Palmeiras (este na questão do estádio, é claro). Sei perfeitamente das ações que estão sendo operacionalizadas no sentido de melhorar as instalações do Barradão, e quero parabenizá-los por isso, mas sabemos que apesar da área no entorno do estádio ser relativamente grande, seria difícil imaginar que alguma empresa estaria disposta a investir numa área que fica longe dos grandes centros comerciais da cidade, sobretudo porque o acesso ao Barradão não é dos melhores e eu, como boa parte da torcida, não vejo margem para que uma melhoria a contento ocorra, pois dependeríamos do poder público se movimentar para reurbanizar massivamente o bairro de Canabrava e adjacências. Aliás, sobre a questão do acesso ao Manoel Barradas, gostaria de saber se a diretoria procurou o poder público Municipal durante a gestão de João Henrique ou na de Antônio Imbassahy para cobrar que a linha 1 do metrô tenha uma estação próxima ao barradão, de preferência na Avenida Aliomar baleeiro, na altura do entroncamento com a Rua Gildélia Santos (terreno entre a Aliomar baleeiro e o Barradas).

 

Mas voltando a falar sobre a construção de uma nova arena, não sei se é válida a sugestão que ofereço, mas após horas a fio buscando  no mapa da cidade locais onde seria possível a construção de um estádio de ponta, percebi que a cidade é densamente povoada e que as vias de maior capacidade de veículos em sua maioria não dispõem de terrenos suficientemente grandes para uma obra de engenharia tão complexa. Ainda assim, pude identificar duas áreas que possuem características propícias. Tentarei fazer uma sucinta análise dos prós e contras de cada uma destas áreas:

 

Uma fica às margens da avenida Luis Eduardo Magalhães, conforme figura abaixo (ponto “A”). Apesar de ser uma área muito grande, teríamos 2 grandes entraves: 1º, o fato de esta área pertencer às forças armadas. 2º O fato de este ponto estar nas imediações da Represa do Cascão, o que pode gerar entraves de ordem ambiental. Entretanto, se estes 2 problemas fossem superados e fosse construída uma arena aí, o Rubro-Negro teria um estádio muito bem localizado, que poderia ser acessado tanto pelos torcedores que optassem em vir pela BR 324 como por aqueles que viriam da paralela ou ainda pelas avenidas San Martin e Barros Reis. Poderia se pensar também em estender a Avenida Edgard Santos até o ponto indicado.

 

imagem 1

Créditos: maps.google.com.br

 

Uma segunda opção já vi sendo especulada na internet por outros rubro-negros: O Wet’n wild. Fica na paralela, onde o Governo promete que irá construir a linha 2 do metrô. De fato, esta área já dispõe de uma certa estrutura física, na qual o atual estacionamento poderia ser transformado em edifício garagem, e o estádio poderia ser construído conforme a figura abaixo:

 

imagem 2

Créditos: maps.google.com.br

Não desprezo o carinho que a torcida nutre pelo barradas. Eu também tenho este mesmo carinho. Mas creio que se o clube quer aumentar sua receita anual e ter condição de enfrentar os grandes clubes de igual para igual, é fundamental que o clube melhore sua estrutura. Eu vejo a construção de uma arena em outro local como algo mais vantajoso porque isso abriria também um leque de possibilidades para o barradas. Ele poderia ser incorporado ao Ct Manoel Pontes Tanajura, ser um estádio que poderia ser utilizado quando o Vitória alugar a nova arena para um evento ou quando a comissão técinica achar que é melhor jogar no Barradas… O Barradas pode servir até como caução na tomada de um empréstimo.

 

A construção de um estádio maior e mais moderno é um sonho que todo o torcedor do Vitória gostaria de ver sendo realizado, e penso que a diretoria irá analisar com carinho estas  sugestões.

 

Creio que o maior entrave realmente seria de questão econômica. Sei que se a diretoria tivesse à sua disposição dinheiro suficiente para fazer um novo santuário, sem comprometer os outros compromissos do clube, ela colocaria as mãos na massa. Por isso, aproveito também para sugerir formas de captar recursos para fazer uma obra deste tipo.

 

1.Se o projeto escolhido for a reforma do Barradas

 

Supondo que as construções começariam após a Copa de 2014 (pois o barradas deve ser utilizado como CT de alguma seleção), o clube teria cerca de 18 meses para captar recursos que sejam suficientes para a reforma, e neste período deverá focar as ações do marketing atrelando o programa de sócios à construção de uma nova arena, mais moderna e confortável para o torcedor e que tenha maior capacidade do que os atuais 35.000 do Barradão. É óbvio que 18 meses é um prazo muito curto pra conseguir 300 a 500 milhões de reais, valor que creio ser suficiente para reformar e ampliar (A arena palestra, p ex. vai abrigar até 45.000 torcedores e vai custar, juntamente com todas as obras de entrono, 430 milhões; o projeto pra reforma do morumbi era de 200 milhões; O Beira-Rio será reformado ao custo de 330 milhões; A Arena da Baixada, com características de engenharia mais próximas do Barradão, 234 milhões). Como conseguir então um valor suficiente pra começar as obras? Através do Sou mais Vitória + outra receita (ex: venda de produtos licenciados). Por exemplo: Se o clube tiver 10 mil sócios do plano prata pagando suas mensalidades, pelo valor atual do plano (R$ 360,00/ano), em 18 meses o clube arrecadaria 5,4 milhões. Se somarmos a esses 10.000 sócios do plano prata uns 2.000 sócios do plano ouro, esse valor subiria para 7,56 milhões. Projetando uma arrecadação de 5 milhões/ano  em vendas de produtos oficiais, seriam 7,5 milhões em 18 meses. Assim,  o total arrecadado em 18 meses, somando os sócios ouro e prata e a venda desses produtos,  seria de 15 milhões, aproximadamente. O Barradão seria então fechado e o Vitória jogaria em Pituaçu até o fim da obra.

Sei que 12,56 milhões não dá pra fazer muita coisa. Então o clube deveria conseguir mais uns 50 milhões mediante financiamento a serem pagos após o término da obra  e a partir desse ponto reformular o programa de sócios, reajustando o seu valor trazendo algum benefício adicional (o benefício adicional é algo a se pensar). Os novos valores seriam de 400 e 800 reais/ ano, respectivamente. Em suma, a mensalidade aumentaria 4 e 8 reais, a depender do plano.

 

Assim, em agosto de 2014 o Vitória teria 65 milhões pra começar a obra, o que seria um valor substancial. Nessa hora a torcida tem que mostrar sua força! Quando a galera ver que a obra já começou e que pra ajudar a terminar é preciso se tornar sócio, novas adesões vão acontecer. E se o Vitória estiver conseguindo bons resultados dentro de campo, aí é que vai ser euforia geral. Então, se fecharmos em 300 milhões o custo total da reforma do Barradas, tirando os 62, 56 milhões da nossa projeção de 18 meses, faltariam 235 milhões. Supondo que a reforma seja concluída em 3 anos, e considerando os novos valores sugeridos para o SMV, o clube tem que ser capaz de gerar uma receita de cerca de 80 milhões por ano apenas para o estádio. Neste momento, a expectativa é de que a venda de produtos oficiais vai gerar mais receita do que nos 18 meses iniciais. Vamos estimar em 10 milhões/ano. Além disso, teremos um salto no número de sócios. Nessa altura já estaremos mandando no Pituaçu, onde cabem 32.157 torcedores. Tirando 1607 lugares reservados a torcida visitante, sobram 30 550 lugares, que deverá ser o número máximo de sócios ouro e prata. Vamos então à projeção : 21 mil sócios prata a 400/ano= 8,4 milhões; 9550 sócios ouro(esse seria o maior desafio) a 800 reais/ano = 7,64 milhões. Somando sócios ouro e prata com produtos licenciados= 26.04 milhões. Os 54 milhões que faltam para a meta de 80 milhões/ano devem vir de um investidor ou grupo de investidores que terá(ão) participação na bilheteria do novo barradas por prazo certo (essa bilheteria seria na verdade calculada de acordo com os torcedores presentes na nova arena em cada jogo, incluindo os que irão pagar e os que entrarão por serem sócios do SMV). Essa projeção se repetiria até o fim da obra (ou seja, por 3 anos). Após a inauguração da nova arena, aquele primeiro empréstimo de R5 50.000.000,00 começará a ser pago, e para isso o clube poderá usar a própria receita do SMV (não toda ela,), ou qualquer outra, à sua escolha.

 

Esta fórmula deixa de fora outras receitas do clube (patrocínios, cotas de tv, , vendas de jogadores) e suprime a receita da bilheteria e estacionamento no barradas( já que nesse período os jogos seriam no Pituaçu). Assim, o Vitória teria condições de continuar cumprindo com seus compromissos.

É claro que podem haver desafios durante este tempo. Talvez a adesão da torcida ao projeto não seja tão grande, temos que levar em conta também que os materias da obra e o salário dos operários sofrem reajustes, mas se observarem bem os números acima verão que estas projeções darão mais do que 300 milhões: Somando os 80 milhões/ano durante os 3 anos de construção + os 65 milhões iniciais, serão ao todo 305 milhões.  Além disso, creio que a reforma do barradão ficará com o custo total bem mais próximo do valor da arena da baixada (230 milhões).  A opção de reforma do Barradas é mais viável economicamente, mas dependerá de uma contrapartida do Governo na questão da acessibilidade. Seria excelente se a linha 1 do metrô chegasse no Barradas, após passar pela Estação Pirajá, Mata escura (na altura da rua do Nepal com a rua do Porto Rico) e Pau da Lima (próximo à Mansão do caminho)

 

2. Se a Diretoria optar pela aquisição de outro terreno (mais caro, porém, melhor)

 

A fórmula seria parecida, com 3 diferenças fundamentais:

  • O prazo da obra passaria de 3 para 4 ou 5 anos
  • O financiamento após os 18 meses iniciais (que na primeira opção foi de 50 milhões) seria no valor necessário para comprar o terreno e iniciar as obras. Isso pode fazer com que a forma de pagamento do financiamento seja alterada.
  • Se abriria a possibilidade de o Barradão ser usado para gerar receita destinada às obras, através de aluguel para eventos diversos.

 

O fato é que precisamos tomar um posicionamento quanto a construção de um novo estádio e rápido, pois isso aumentaria substancialmente o patrimônio do clube, faria com que jogadores de muita qualidade tivessem interesse em atuar pelo Vitória e ajudaria a fidelizar o torcedor, aumentando a renda do clube. Não fazer nada a respeito seria o mesmo que parar no tempo depois de experimentar tão grande crescimento nos últimos 20 anos.

 

 

Saudações rubro-negras.

28 comentários em “O Vitória e a nova Arena Rubro Negra

  1. Galera Rubro-negra,

    Fico feliz em ver que esse desejo de uma casa mais confortável e de maior capacidade não é um sonho somente meu. Quanto à minha ideia de usar a receita do smv, o que na verdade eu pensei foi que um projeto desse gabarito, se atrelado ao programa de sócios, vai fazer a galera se empolgar e fazer seu smv. Imagine se começarmos com os cerca de 6.000 sócios hoje e quando a nova arena estivesse pronta, fossem mais de 30.000? Se n conseguir 30.000, aumenta o prazo da obra. E se o novo estádio tiver pelo menos 50.000 lugares com assentos padronizados, numerados, cobertos, todo mundo vai perceber que é melhor se associar pq em um estádio com essa estrutura os ingressos são mais caros. Eu atualmente n sou sócio por estar desempregado, mas assim que eu conseguir trabalho, uma das primeiras coisas que vou fazer é meu plano (pelo menos o prata).

    Quanto à questão do metrô, foi um questionamento voltado para à diretoria. Eu queria saber se houve uma cobrança da diretoria em relação aos últimos prefeitos para que o metrô atendesse tbm a área de influência do barradas. Se vc for a São Paulo, o Canindé fica a cerca de 200 metros do metrô. O palestra Itália, cerca de 1km. O Morumbi será servido pela chamada linha ouro, e o pacaembu tem 4 estações de metrô em um raio de até 2 km.

    Estou aberto a sugestões pra que a gente possa aprimorar essa ideia. Lamento que a diretoria atual não tenha o espírito empreendedor necessário pra capitanear uma obra como essa.

    SRN

    Curtir

  2. O texto é muito interessante, mas pelo meu entendimento há um problema de viabilidade nas receitas estimadas, pois a proposta é destinar toda a receita do Smv para o estadio, quando creio que essas receitas hoje servem para as operações do clube. Adicionalmente, há uma estimativa de adesões ao smv que até hoje não virou realidade, e não creio ser possível adquirir um outro terreno em Salvador pela especulação imobiliária em andamento. Vejam que a OAS ficou com o Fazendao e o Bahia vai para Dias Davila.

    De todo modo, o texto é relevante por questionar a ausência de planos da diretoria quanto a modernização do nosso estádio. Estamos perdendo a maior chance histórica de mobilizar recursos para o Barradão que é a Copa 2014. Depois dela, será difícil mobílizar o governo e empresas para investimento em estádios. O problema do Barradão não é localização, mas acesso e conforto, e não temos planos concretos de melhoria. Talvez, por já estarmos comprometidos com a Arena, apenas não avisaram a torcida…

    Curtir

  3. deixo aqui minha simples opinião, mas antes disso gostaria de parabenizar o estudo.

    Minha opinião seria a seguinte:
    ao invés de reformar o Barradão, seria mais interessante tentar comprar o espaço do Wet’n wild, construir um novo estadio tendo um velho estadio para conseguir mais receita é o mais seguro, mesmo que a Obra demore mais anos que o previsto, teriamos o barradão para ajudar na construção.

    Pra mim, o grande passo do Vitória seria primeiro Comprar o terreno para construção para ai sim com calma começar a planejar a construção de uma nova Arena.

    para ajudar a pagar um possivel emprestimo, o vitória poderia depois de pronta a nova arena, Vender toda a area do barradão, ja vi boatos que a igreja universal já tentou comprar aquele espaço, e acredito que não seria dificil vender para alguma grande construtora investir em novos condomínios no local, seria interessante até mesmo para a OAS um de nossos patrocinadores atualmente.

    resumindo, eu sou contra reformar o Barradão levando em conta toda a dificuldade que é chegar até lá.

    de que adianta ter um belo estadio e com um puta acesso ruim?

    Metrô até o barradão?
    vamos andar com o pé no chão né? hehehe
    pra quando isso? 2050? rsrs

    Novo estadio
    e após estadio pronto, venda do barradão e construção de um novo CT em qualquer outro local.

    Passo mais importante comprar o suposto terreno.

    Curtir

    • Realmente a compra do wet’n wild seria o caminho mais viável, não só pela possibilidade de o barradão gerar receita, mas também o próprio wet’n wild. O Vitória poderia comprar o wet’n wild e depois gerar renda com o aluguel do próprio espaço para eventos. Poderia tbm usar o barradão como moeda de troca com alguma construtora, ou ver alguma forma de custear a obra sem se desfazer do barradão, o que seria um sonho. O barradão seria usado naqueles jogos mais decisivos, seria nosso alçapão mesmo. E o estádio novo seria pra gerar mais bilheteria e estimular a adesão de novos sócios pela facilidade de acesso e maior capacidade.

      Um fato que talvez a diretoria não tenha atentado é que após a fonte nova ficar pronta, muitos eventos que geralmente são realizados no wet’n wild podem passar a ser feitos na fonte nova, já que a capacidade da arena é bem maior do que os 20.000 do wet’n e fica localizada numa área mais central.

      Se houvesse mais ousadia da diretoria, ela teria feito a proposta para que a OAS construísse a arena através do namming rights. O faturamento da OAS em 2009 foi de 2,6 bilhões. Portanto, é uma empresa que tem solidez no mercado pra pegar 20 % desse faturamento (cerca de 500 milhões) e fazer um baita estádio, no mesmo modelo de gestão da Kyocera arena da baixada.

      SRN

      Curtir

      • Não vejo só o terreno do Wet in Wild na paralela… existem outros terrenos sem ocupação e ainda mais perto do centro do que o do Wet in Wild…
        Fazer com que os torcedores se associem para patrocinar o novo estádio necessitaria de uma grande publicidade… e atualmente o Marketing do Vitória engatinha nesse quesito.

        Curtir

  4. Ótimo texto, acho que o real crescimento do nosso querido Leão passa sim pela modernização do nosso Santuário ou pela construção de uma nova arena, nunca pela ida para uma casa que será comandada por empreiteiros.

    Curtir

  5. Esqueci de falar, quem for associado SMV vai ter o desconto dos produtos BASIS DO BRASIL patrocinador OFICIAL do Leão Minha Paixão!

    O SMV pode ser dividido em 12x sem juros no cartão!!! dá uma parcelinha de R$ 30,00 por mês pra ser sócio do seu time de coração… quase que não paga só um ingresso!!!

    SRN

    Curtir

    • Realmente, uma anualidade de R$ 360,00 não compromete o salário, ainda mais pq pode ser parcelado no cartão em 12 x sem juros. R$ 30,00 é o que boa parte gasta com cerveja em um domingão.
      Eu acho que o Vitória não consegue mais adesões pq os resultados em campo n aparecem. Quando o Vitória fez aquela campanha na Copa do Brasil 2010 a quantidade de sócios aumentou muito, e depois que o leão foi rebaixado no Brasileiro do mesmo ano a maioria dos que se associaram durante os tempos de euforia n renovou. Eu não tenho um levantamento em relação aos associados do Palmeiras, mas creio que tenha seguido a mesma tendência.

      Curtir

  6. Galera coclamo a todos os que forem amanhã ao MONUMENTAL, vaiar o bando do olodum e também esta diretória que a cada dia que passa mostra que nós torcedores não somos nada para eles como é que pode depois do incidente e falta de respeito com o nome do clube eles liberam o olodum pra ir tocar tambor antes do jogo amanhã.

    Valmerson desculpe por usar este espaço, mais estou revoltado com essa atitude do sr Alex Portela

    Curtir

    • Geraldo, eles vão lá se retratar… vão tocar DE GRAÇA como forma de RETRATAÇÃO… que ódio é esse no coração??? Vamos aprender a perdoar…

      SRN

      Curtir

      • É difícil acreditar que tenha havido um simples erro, Deivid. Busque no google ou no site oficial do Vitória o escudo do clube e você encontrará em ambos o escudo oficial. Entre no google, Deivid, e digite “escudo do Vitoria” ou “escudo do ECV” e você verá que as imagens que logo aparecem são as dos escudo original. Ou seja, é muito improvável que tenha sido uma mera falha, ao que tudo indica a pessoa que ficou responsável pela seleção dos escudos usou de má-fé contra o ECV e sua torcida e parece que ela não foi e nem será punida. No entanto, considerando que na verdade tenha havido falha humana e não má-fé, o fato é que não há clima para eles adentraram em território rubro-negro, o Barradão, e se AUTO-PROMOVEREM cantando e tocando suas músicas sob o argumento de que estão pedindo desculpas à torcida do Vitória. As desculpas desse grupo com o passar do tempo poderão ser aceitas se por outros meios eles buscarem promover o clube (demonstrarem frutos dignos de arrependimento), pode ser, por exemplo, cantando o hino do Vitória nos próximos eventos que eles participarem esse ano (sem cantar o do rival) sob argumento de que devem desculpas à instituição. Agora não há clima para o que Portela e Cia planejaram para amanhã, por isso espero sinceramente que as vaias a esse grupo ecoem nos quatro cantos do Barradão!!!!!
        Obs: Concordo com você que devemos perdoar as falhas das pessoas, pois todos somos falhos e pecadores como nos fala Jesus e, ademais, “aquele que nunca pecou (ou errou) que atire a primeira pedra”. Mas, como eu disse, a questão é que esse epsódio não parece ter sido uma mera falha e ainda que assim fosse não há, nesse momento, clima para esse grupo realizar um “show” no Manoel Barradas.

        Curtir

      • como essa bosta vão se retratar? vão lá cantão as musicas deles e se promove em nosso estadio, pro mundo inteiro ouvir? para com isso sr.Alex. O correio, fez o que fez com o vitoria, e nada foi feito, agora vem essa merda e nada é feito.

        Curtir

      • Roger,

        Perfeito, não tenho nada mais a acrescentar!
        Não tem clima, simples assim!

        Curtir

      • Eu não estou dizendo que houve engano Roger… nem disse que houve erro… apesar de ter tido sim… Erro de algum “sacana” que quis sacanear nosso time, mas COM CERTEZA isso não reflete a opinião da instituição Olodum… Você se lembra que no filme da Disney Aladim tinha uma torre no fundo da capa do DVD em forma de pênis??? Isso significa o pensamento da instituição Disney??? Ou foi um funcionário sacana afim de dar uma trolada??? A Disney pediu desculpas e fez recall dos DVD’s…

        Independente de qualquer coisa, do que possa ter acontecido, o que estou vendo é uma tentativa de RETRATAÇÃO… e acho que TODOS tem direito a uma segunda chance…

        Afinal eles poderiam dizer, “-Dane-se o Vitória, é vice mesmo e ponto” e iria ficar por isso mesmo cara, não iria dar em nada… mas eles fizeram o recall dos Abadás, corrigiram os que não haviam sido distribuídos, (e isso custa dinheiro) e agora estão fazendo um show para se retratar… Isso não conta? Devemos ser impiedosos???

        SRN

        Curtir

      • Rapaz, estava refletindo ainda sobre a repercussão deste caso… eu acho que não sou deste mundo… pois não consigo guardar mágoa de ninguém, principalmente se a pessoa vier me pedir perdão…

        Eu fico pensando… será que sou infalível? Será que nunca magoei alguém? Será que eu não preciso do perdão de ninguém??? Se não sou perfeito, se faço coisas que as vezes magoam alguém, se preciso do perdão dos outros, será que não deveria perdoar também?

        O Mestre da humanidade certa vez foi questionado: -A lei de Moisés diz que devemos perdoar 7 veses… e tu, o que dizes?
        Jesus sabiamente respondeu: -Não deves perdoar 7 vezes… mas 70 x 7…

        Não estou querendo dar uma de perfeito ou moralista, tenho certeza que sou um dos mais errados aqui, mas acho que podemos quebrar esse paradigma da impiedade… todos precisamos de perdão…

        O Correio não fez nada para se retratar, e tenho certeza que os rubro-negros que compravam o jornal antes do episódio continuam comprando até hoje… Ninguém foi pra porta do jornal fazer protesto… mas o Olodum (e olhe que eu nem gosto deste estilo de música) que está pedindo desculpas, já fez recall, já soltou nota oficial e vai fazer um show de graça pro torcedor deve ser rechaçado???

        O Correio merece o que então??? Invadir e tocar fogo em tudo???

        SRN

        Curtir

      • Bom Jorge, não ter clima já é outra coisa… tem um ditado popular que diz que “quanto mais e mexe em merda, mais ela fede…”

        Aí eu até concordo com você, tem muita gente ainda furiosa com o ocorrido… Acho que o recall e a nota de retratação já eram suficientes… no MEU caso tocar no Barradão seria uma forma de sensibilizar a torcida numa retratação… mas tem muita gente que não comunga da minha opinião…

        SE eu fosse AP não deixaria eles tocarem, não por ficar com raivinha, mas prevendo sim prevendo uma possível super-exposição do grupo…

        SRN

        Curtir

      • Deivid, eu não pedi e tenho certeza que nem vc e muito menos outros torcedores fizeram um pedido para que o olodum fosse tocar de “graça” lá no MONUMENTAL, eles nos deve sim desculpas mas não indo lá tocar de “graça” se querem ou queriam se retratar que fosse feito isso no carnaval no momento em que passaram frente as emissoras de rádio e tv no campo grande (só que não quiseram nos dá os 15 minutos de fama ) ai sim eles estariam se retratando e como alguém citou ai na postagem não há clima para o olodum no MONUMENTAL hpje e se algum torcedor mais exaltado agredir um membro da banda e ai?

        E isso não é odio e muito menos magoa e muto menos rancor é amor a um clube que até sua diretória não respeita.

        Curtir

      • Sinceramente… essa estória (com es mesmo) de o Olodum tocar no barradas trouxe uma zica desgraçada. O Oludum nunca tinha se movimentado pra tocar no barradão e justamente quando eles resolvem fazer isso sob o argumento de se retratarem a gente tem que aturar uma inexplicável eliminação depois de uma vantagem de 2 gols conseguida lá no ceará. Acho que quando eles (componentes do Olodum) viram que a torcida n ia aceitar fizeram algum despacho com mãe Zica.

        Só um detalhe: Olodum é um nome que faz referência à entidade suprema da religião yorubá e das afrodescendentes:

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Olorun

        Curtir

      • Deivid, de forma alguma sou contra perdoar as pessoas quando elas se arrependem sinceramente de seus erros, pois não um sequer que não peque (ou erre)! A questão é que não estou convencido desse arrependimento do Oldoum, um arrependimento que não tem punição para os culpados (para o funcionário responsável por esse ato absurdo contra o ECV e sua torcida), um arrependimento em que eles usarão esse “show” no Barradão para se auto-promoverem cantando suas músicas…, enfim, você acredita que houve arrependimento sincero por parte deste geupo, mas eu ainda não. Quando eles noticiarem que o “espertinho” que ocasionou esse erro foi punido e eles cantarem no Barradão somente o hino do Vitória e os cantos dos torcedores eu poderei mudar de opinião, mas do contrário pensarei que eles usaram e continuam usando de má-fé para com o ECV!

        Curtir

  7. Renovei o meu SMV hoje… No shopping Salvador Norte… e ví muitos lá renovando também…

    E VOCÊ, ESTÁ ESPERANDO O QUÊ?

    O ingresso está sendo vendido a R$ 25,00

    Vamos fazer as contas analizando SOMENTE o Campeonato Brasileiro… e somente ele… Na série A são 20 clubes… ou seja, cada time tem 19 oponentes, são feitos 2 jogos com cada oponente, o que dá 38 rodadas… dessas 19 são em nossos domínios.

    Então, 19 jogos em casa, (x) R$ 25,00 o ingresso temos uma conta de R$ 475,00.

    Ou seja, SE você for a todos jogos em casa, SOMENTE da Série A vai gastar SUPOSTAMENTE R$ 475,00.

    Só que nos jogos contra Flamengo e São Paulo o ingresso custou R$ 60,00 antecipado e R$ 80,00 já mais próximo do jogo (se não me engano…). isso tem gente que deixa para última hora e não consegue mais ingresso…

    Então vamos refazer as contas… 17 jogos a R$ 25,00 dá R$ 425,00 + dois jogos a R$ 60,00 (se comprar antecipado) = R$ 545,00 no Total ISSO SÓ PARA SÉRIE A…

    Agora coloque na conta Copa do Nordeste, Campeonato Baiano e Copa do Brasil…

    VALE OU NÃO A PENA FAZER O SMV???

    MAIS NÃO LIGUE AINDA!!!! kkkkkkk

    Isso sem falar que estaremos ajudando o time e valorizando o elenco que em que foi feito um investimento alto… Fora os benefícios que você tem com o programa:

    -Desconto de 5% na compra de produtos oficiais;
    -250 produtos para que ele possa comprar com desconto;
    -30 empresas exclusivas do Vitória onde nosso sócio vai ter desconto desde a compra de apartamento até no restaurante;
    – Programa exclusivo na Aratu-SBT…

    Veja detalhes na entrevista de Falcão:
    http://www.ecvitorianoticias.com/2013/02/entrevista-carlos-falcao-teremos.html

    e aqui:
    http://www.ecvitorianoticias.com/2013/02/associado-do-sou-mais-vitoria-tera.html

    ESTÁ ESPERANDO O QUE??? LIGUE JÁH!!!

    número de atendimento do SMV: (71) 3014-1899

    Curtir

    • Amigo Deivid, meus parabéns! Tomei a liberdade de copiar e levar para Amigos do Canal EC Vitória no facebook.
      Muito boa sua inciativa e o momento são propícios para nos associar em massa mesmo, início de temporada, ano de eleição e a carniça em baixa.
      Tudo de bom!

      “Todos nós já sabemos que é muito mais vantajoso se associar, mas achei interessante o comentário do companheiro Deivid e tomei a liberdade de compartilhar com vocês.”

      Curtir

  8. Parabéns, Jodinei, boa iniciativa!
    Depois o autor, ou você mesmo Valmerson, poderia nos dizer o retorno obtido, se obtido, por essa essa comunicação com a diretoria.

    Repito, não tenho objeção, apesar do sentimento, à saída do Barradão, mas só se for para uma casa melhor e NOSSA.

    SRN

    Curtir

Deixe um comentário