Por que tanta crueldade com o torcedor?

Não tenho a pretensão (ruim) de fazer parte da única torcida que sofre nesse mundo (tantas outras torcidas são humilhadas com goleadas, vexames, anos e mais anos de jejum de título, etc), mas como o meu time não é um time qualquer e quem sente a sua dor é que geme, devo protestar, quando o Vitória quer machucar a torcida é com requintes de crueldade…

Parece que há uma intenção secreta, sobrenatural para os mais supersticiosos, bem real para os mais conspiradores, em fazer com que a torcida desacredite do clube, tipo “nem vou me empolgar, já conheço o Vitória!”. Sempre quando as coisas parecem caminhar bem vem aquele balde de água gelada, aquele choque, aquele jogo que nos mata de raiva e vergonha, e que às vezes é num momento tão decisivo que acaba se tornando uma tragédia para o torcedor nunca mais esquecer.

É meio clichê, mas tem coisas que só acontecem com o nosso time… Muitos dirão que é uma sina, um carma. Outros dirão que os culpados são bem de carne e osso, além dos culpados imediatos (os protagonistas), que são aqueles que dirigem o “espetáculo”. Há quem coloque a culpa até na plateia…

Não vou fazer um histórico, mas todos sabem que o futebol no Esporte Clube Vitória durante muito tempo foi negligenciado, amador, talvez até pela raiz de não ter sido fundado com esse foco, o objetivo de ser um clube de futebol, vencedor. Mas ao longo do tempo o progresso foi chegando e, sobretudo nas últimas décadas, essa mentalidade foi mudando dentro do clube e no meio da torcida. Ao menos nas lembranças que tenho, de um tempo não muito distante, até porque eu não sou tão velha assim, o Vitória não se portava como qualquer um, não era um adversário fácil de ser batido, entregue, principalmente em seus domínios. Não importava o que o Vitória precisasse fazer, se ia jogar no Barradão já era meio caminho andado!

Claro que os reveses acontecem, afinal é esporte, e mais do que em qualquer esporte no futebol acontece o imponderável. O torcedor tem que estar preparado para a parte ruim que é perder, e também para um mau dia, em que Murphy resolve entrar em ação, o problema é quando isso se torna uma constante… Vejam que não estou falando em derrota, que faz parte, falo em postura derrotista. E aí é que entra a pergunta, cadê o Coração de Leão? Quando, como, esse espírito desapareceu? Quem deixou desaparecer? Várias perguntas…

Seja qual for a explicação para esse mistério que atormenta o torcedor essa situação é muito triste. Até irritante às vezes, pois confesso que, apesar de compreender, não gosto quando vejo algum torcedor sempre prevendo o pior, com uma amargura crônica, incrédulo. E nem posso dizer que a desconfiança do torcedor é sem razão, mas a cada nova oportunidade prefiro acreditar que vai ser diferente. Acreditar não é se iludir, é não se deixar levar a desacreditar pelo medo do que já passou. Não é que eu seja boba, ou queira ser “torcedora-modelo”, é que simplesmente eu não vejo graça em torcer se não for assim.

Não quer dizer que ache isso tudo normal, jamais, pelo contrário, não aceito esse Vitória, não devemos aceitar esse Vitória!

Dizem que amar é para os fortes… Torcer é para os fortes… E torcer pelo Vitória é para os Guerreiros!

PS: Tentei atualizar o blog hoje pelo celular mas não tive sucesso, e como o texto de Jéssica compreende perfeitamente o que eu queria dizer, nada melhor do que presentear a vocês com este bom texto.

PS2: Zedagalera, fica terminantemente proibida a sua partida desta tribuna, o que é isso meu irmão? Mesmo com todas as dificuldades eu tenho segurado o blog por causa de vocês, e mesmo com as decepções que Alexi e  Cia me fazem passar, eu sei que  não posso vos abandonar. Por tanto, não aceito a sua saída de maneira alguma.

PS3: Fábio não irá deixar de publicar seu bons textos no CRN, tenho certeza que o sangue metaleiro dele não irá deixar, Fábio não é menino RESTART.

PS4: A bruxa esta a solta, Larissa saiu do GE, Zé da Galera querendo sair do LMP, Fábio querendo deixar o CRN, e eu recebi proposta para deixar esta tribuna.

60 comentários em “Por que tanta crueldade com o torcedor?

  1. Valmerson, se não for pedir muito, ou se as partes não deixam nós meros seguidopres deste blog saber quem tentou lhe levar a ele, será que foi o tricolorido futebol jahia.com, não faça daqui o ECV que tudo é escondido.

    Curtir

    • Hhuahuahuha não é questão de esconder nada Geraldo, você sabe muito bem que eu sempre fiz questão de externar tudo do blog, quem me fez uma proposta de sair do LMP, foi a galera do Arena Rubro-Negra, mas não gostei do projeto deles para mim e por isso vou continuar por aqui. Eles desejavam que eu levasse o Leão Minha Paixão para ser uma coluna do site deles e com isso englobar as marcas, mas mesmo com toda a popularidade do Arena, não vejo lucros para mim em tal parceria, para eles(modestamente, humildemente falando) seria realmente uma grande contratação, seria levar todo o meu publico
      para lá, mas com o crescimento constante do LMP, que hoje tem um crescimento de mais de 10% ao mês em visitas e comentários e que dobrou a média de visitantes, não seria um grande negocio.

      Quem derá tivéssemos um presidente assim transparente não é Geraldo? RSRSRSRRS

      Curtir

      • Rapaz, sei que vc não é de esgonder o jogo apenas como bom reportér (rsrsrsr) tinha que ir fundo e descobrir quem havia feito tal proposta, modestamente como vc bem falou após descobrir o seu blog os unicos que continuava acessando era o globo.com e o casa rubro negra, mas sem duvidas o seu é o que mais mim indentifico.

        Curtir

  2. Olá Valmersom, tudo bom? Espero que você esteja bem.
    Li alguns comentários respeitantes às minhas colocações postadas em seu bem elaborado blog apenas no intuito de responder a seus fieis companheiros de luta por um maior crescimento do Vitória. Reconheço que o tema provoca controvérsia, mas aqui fica minha palavra final. A seguir, meu comentário, ok? Abraços / Spínola 22:44 27/06/2012

    O Brasil é um país democrático? Assinalamos que toda nação democrática deve trilhar num caminho no qual haja igualdade de oportunidades entre todos aqueles que exercem a cidadania e nesse sentido nós precisamos evoluir.

    Uma indicação positiva é a de que ao se tratar de eleição em massa para eleger os representantes do povo o nosso exemplo é positivo pela metodologia que foi implantada pela Justiça Eleitoral, no entanto, mesmo assim, a tradicional figura do voto de cabresto dos coronéis tomou uma nova feição pelos mais de 15 milhões de eleitores em busca do salário-família em detrimento de ir à direção de emprego, e de outras formas de manter os eleitores nos currais. Mesmo assim, apesar dos pesares, vivemos num país democrático.

    E no Brasil há empresa privada democrática? Ora, falar-se de democracia em empresa privada tanto familiar como também de empresas limitadas e de capital aberto na bolsa de valores é assunto que fica adstrito ao subdominante. O foco de todas elas é centrado em administrar em princípios universais de eficiência visando sempre maximizar o lucro e os fundamentos se estribam em planejamento, organização, reunião de recursos humanos e financeiros, direção e controle. Evidentemente que outras regras podem ser acrescentadas.

    No Brasil há clube de futebol democrático? Risível. Os exemplos são tão minúsculos que não servem de exemplo para ser imitado por nenhum clube. Houve anos atrás um movimento dentro do Coríntians, quando o Doutor Sócrates ali mourejava, com a participação de funcionários e de alguns sócios, e trouxe um novo ânimo ao Clube que naquela época andava capengando e, ao passar o tempo evolou-se. Ações menores houve no São Paulo e no Flamengo, mas não prosperaram essa ideia de democracia. Isso não funciona em empresa.
    Veja-se que clubes de futebol tem uma estrutura organizacional ímpar que não pode se ombrear, pelo menos atualmente, com a transparência das sociedades anônimas que são obrigadas legalmente a publicar seus resultados em jornais de grande circulação. Por quê?

    Ora, na prática, nos acertos entre as partes acordantes, um pede que se omita o valor, e outro que não se divulgue a fim de evitar, por exemplo, pagar menos impostos, inflacionar folha de pagamento, provocar ciúmes de atletas do plantel relativamente a salários, prêmios, aumentos salariais não sazonais (recentemente tivemos um caso no rubro-negro baiano de um goleador que pediu aumento porque ele sabia que outros menos eficientes estavam ganhando mais do que ele e, dias depois, se silenciou, talvez por ter sido atendido sem alarde).

    Há exemplos, não de democracia, mas de planos de marketing bem elaborados para o crescimento de associados e isso é bom, muito bom, mas depende de uma direção competente na contratação de empresa de notória especialização para essa finalidade. Disso o nosso Vitória está precisando de há muito tempo. As vinhetas veiculadas na televisão baiana não tem gerado resultado, e desse modo, está-se jogando dinheiro fora. A redução de associados é um reflexo de uma falha no marketing e este não pode ser esquecido.

    Afirmar-se que o Vitória está ‘entrando numa fase decadente e preocupante’ é puramente um ponto de vista de torcedor perplexo por não estar levando todas as taças para sua galeria. Mas, não tenham dúvidas, o Vitória está assentado em plena ascensão e não traz preocupação porque a solidez é uma realidade e, acredito tão somente como torcedor, na qualidade de apenas um rubro-negro na massa de mais de dois milhões existentes hoje.

    Aos poucos torcedores que questionam a impossível redução da dívida financeira do Esporte Clube Vitória ressaltando ser impossível ao Clube que arrecadou 40 milhões na temporada e pagou 82 milhões de dívidas mencionamos o que segue:

    1. O montante dos 82 milhões oriundos quase em sua totalidade de questões trabalhistas da má gestão anterior, assumidas pelo Vitória S/A.
    2.Esse total no passivo era um montante questionável como são todas as ações trabalhistas.

    Darei aqui um exemplo pequenino de um funcionário de minha empresa demitido com o pagamento de todas as verbas legais, insuflado por uma pessoa que não conheço, iniciou uma ação de quase 10 mil reais e a perda foi plena. Tivemos tão somente as despesas com o advogado. No caso do Vitória as questões foram esdrúxulas do tipo ‘se colar colou’ ou daquelas de ‘vou tirar uma lasquinha’ pelo afrouxamento da gestão que precedeu a de Alexi Portela.

    Que fez a direção do Esporte Clube Vitória? Dirigiu-se aos empresários argentinos,e retirou o vínculo com nossa agremiação. Se ainda existe o Vitória S/A por alguma pendência não resolvida pelos sucessores, nada temos com ele. É outra personalidade jurídica. E o Esporte Clube Vitória para se livrar das mazelas antecedentes pagou aos argentinos menos de 10 milhões de reais. E se livrou de um passivo extraordinário. As dívidas atuais são de pouca expressão financeira para o porte e grandiosidade do Vitória. O Vitória está em plena era ascensional e atingirá pontos elevados.

    Lembro-me de que há poucos anos atrás eu dizia a um de meus três netos que essa ascensão era vislumbrada e hoje é uma realidade. Conquistamos diversos títulos, reduzimos a alta dívida financeira e consolidamos o Estádio Manoel Barradas que poderá ser ainda muito melhor se concretizarmos a Arena Barradão. Acredito que o Vitória, o meu Vitória, o nosso Vitória, o Vitória de todos nós ainda está por vir ainda mais vibrante, mais vencedor e honrará mais que demais o desporto na Bahia e conquistará seu primeiro título nacional de futebol da primeira divisão dentro em breve. E nem é preciso ter fé. Basta uma gestão competente.

    Curtir

    • Spínola, respeito sua opinião e achei muito boa a sua explanação.
      O que eu questiono na Direção atual do Vitória tem a ver com postura (ou falta dela) vencedora no Futebol. Alexi Portela é a cara, literalmente, da derrota. Pode ser bom administrador (acredito até que seja. Só de não atrasar salários, já demonstra valor) mas falta gana e competência no caráter esportivo, no Futebol, que é a razão de ser de um Clube, perdoe a redundância, de Futebol (ou que essa seja a principal atividade).
      O mínimo que o Vitória deveria ter era um bom profissional na Direção de Futebol, com autonomia para exercer a sua função. Chumbinho era esse cara. Fizeram o desfavor de emperrar o trabalho dele.
      Esse Raimundo Queiroz é um fanfarrão. As entrevistas dele são de um cinismo absurdo e inaceitável. Fora isso, também o considero incompetente pois mais do que fazer futebol, ele faz política pra agradar a Diretoria e seus aliados.
      Mas a culpa é de Alexi Portela. Ele é quem escolhe o perfil dos seus funcionários.
      Não adianta, Spínola.
      Sou torcedor, não sou conselheiro nem partidário de ninguém, pouco me importa quem é, quem foi ou quem será o presidente do Vitória.
      O que importa pra mim é ver um Vitória vencedor, campeão, que meta medo nos adversários, que sufoque qualquer um no Barradão, que fora de casa, se não conseguir vencer, que ao menos venda caro o empate ou a derrota, que tenha uma camisa “pesada”, respeitada por todos, pelos jogadores que aqui estão e pelos que nos enfrentarão, que fique em definitivo na série A do Campeonato Brasileiro e não é sendo bom em Contabilidade, Direito ou Administração de Empresas que vamos conseguir isso.
      Todas essa áreas são acessórias, ajudam muito, assim como Marketing, Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Psicologia… Mas são acessórias.
      Futebol é no campo, é bola na rede, é submissão do adversário, é estádio cheio e vibrante, é título, é taça, é paixão!
      O principal do Futebol é isso. Quem resolve , no fim das contas, é o cara que fala errado, o boleirão bom de bola, que às vezes nem Segundo Grau tem, quem dirá Graduação (não que baixa escolaridade seja condição indispensável).
      O Vitória está precisado de graduados em bola!
      VV!

      Curtir

      • Dieguinho, saca só:

        Boa administração financeira é quem traz o “bom boleirão” e o deixa feliz no clube com os salários em dia.

        Um cara podre de rico como Alexi Portela e você dizer que o nobre presidente tem a cara da derrota aí já é brincadeira, né?

        Mocota já viu que fizeram você ler tanta coisa detonando o nosso “Tio Patinhas” Rubro-Negro, que terminaram fazendo com que um brother que tirou o time da Serie C e levou até a final da Copa do Brasil virasse um perdedor.

        E fora isso…

        – Cite um presidente de um clube não-riquinho que conseguiu este feito… CITE!!!

        – Cite que tem o melhor elenco da Serie B/2012… CITE!!!

        – Cite quem tem o treinador de melhor currículo internacional na Serie B… CITE!!!

        Não vá tomar o seu licor de café para reativar a memória, não… Fique aí.

        Avante Leão!!!

        Curtir

      • O que Diego quis dizer e parece que você não entendeu, é que Alexi é o cara administrativamente, mas no futebol ele precisa de um nome forte, pois nisso ele não tem conhecimento!

        Curtir

    • Spínola, seu texto é fantástico, seu discernimento é cativante e mesmo discordando de certos pontos, assumo que meu deu grande prazer em ler cada linha, gostaria muito de comungar com a certeza de que o Vitória trilha o caminho certo, isso o tempo nos dirá.

      Continue sempre trazendo o seu conhecimento de longa data do nosso Vitória e contribua conosco, será um grande prazer para este jovem absorver cada palavra de conhecimento.

      SRN

      Curtir

  3. Não dá pra responder um por um, mas obrigada a todos por prestigiarem e, principalmente, por gostarem rs
    E a Diego por aparecer aqui na madrugada e ser o primeiro a postar hehehe

    SRN

    Curtir

    • Mocota, Alexi Portela Jr é herdeiro. Quem construiu a riqueza da familia dele foi o falecido pai dele e outros parentes. Ele por si só não construiu nada, herdou e pegou tudo pronto…da mesma forma foi com o ECV, ele pegou o clube todo pronto por Paulo Carneiro, com estadio, torcida maior, clube dos 13.

      Curtir

      • Some se a isso a venda da sede de praia por PC que o dinheiro ajudou a formar o time da série C.

        Esse Alex é um sortudo em matéria de darem uma ajudinha pra ser um bom administrador, Mocota diga qual foi o grande trunfo de Alex e sua trupe de 2006 até aqui, Ah já sei o vice da copa do Brasil o qual em troca ganhamos um projetor que a diretória chama de placar ou vc vai dizer que ele nos tirou da serie C e nos colocou na A, mas já levou para B e nela permanecemos a dois anos.

        Curtir

  4. Bom texto!

    Essa tal crueldade com nós torcedores pra mim é proposital.

    ALIXO PORTELA SÓ VAI QUERER QUE O VITÓRIA SUBA EM 2013! ANO DE ELEIÇÕES!

    Se subir esse ano, é lutar pra não cair ano q vem na série A e ele vai estar em baixa em dezembro.

    Só isso explica essa esculhambação no elenco.

    Curtir

    • E a expectativa cresce na blogosfera rubro-negraaaaaaaaa!!!!!
      Quem!? Quem assumirá o Blog do Torcedor do globoesporte.com!?
      Aguardem cenas do próximo capítulo.
      uahuahuahuahuaha!
      ô resenha..hehe!
      VV!

      Curtir

      • É verdade, a expectativa é grande, espero que seja alguém que tenha brio para escrever o que é importante para o torcedor!
        Já pensou o Franciel no GE? Mas sei que não será ele!

        Curtir

  5. Tenho um blog pessoal nominado Leões do Barradão apenas como entretenimento, e, não para me desgastar. São poucas as postagens e pingados comentários. A maioria deles são rejeitados por não se afinarem com o teor do texto ou por serem apócrifos e de linguagem chula. Assim, não retornam ou não se interessam pela postagem. Tudo bem.

    Desde 1953 que sou torcedor do Vitória. Um longo tempo. Acompanhei quase todos os jogos de campeonatos baianos no período em que os sardinhas foram heptacampeões, mas não sofri com ataques cardíacos nem fiquei a ranger os dentes. Refestelei-me com os dribles de Osni, a sapiência de Mário Sérgio e de outros bons atletas no decurso destes últimos anos.

    Mencionar que somente itinga faz gol no final de jogo é uma tolice. Temos diversos exemplos em casa e por esse Brasil afora.

    É-me oportuno mencionar de que o Vitória, agora, no momento atual, sob a direção de Alexi Portela,(aqui abro um parêntese: não conheço pessoalmente o Portela e acho que ele não é midiático, um pouco carrancudo, mas de uma conduta altamente ilibada e que honra a história do rubro-negro baiano – fecho o parêntese) e, prosseguindo, tem sido caixa de pancada de alguns blogueiros irritadiços, sem experiência jornalística arrogam-se a prejulgar e a denodar sua gestão eficiente consoante amplamente divulgada em todo Brasil pela redução de uma dívida financeira que corroía o patrimônio do Clube.

    De agora em diante o Vitória é muito mais fácil de ser administrado. E os louvores de nossos blogueiros foram esquecidos, silenciados. Não é de se admirar? Que conceito se dá a essa postura? No entanto por vezes declaram-se cheios de amor, repleto de paixão -ó Leão minha paixão!.

    Esses alardes não têm repercussão nenhuma. Quer ajudar administrativamente o Vitória? Aqui simplesmente uma sugestão que poderá ser aceita ou não. Seja um conselheiro ativo, opine, dê sugestões, minute projetos, reuna amigos e elabore projetos que possam perdurar se implementados pelo Vitória e, não, ficar com um megafone xingando os atuais diretores do Vitória. Essa é uma postura equivocada.

    Assinalar loas a antigos diretores que dilapidaram o patrimônio do Vitória é reprovável e mencionar bem e malfeitos dos sardinhas pouco acrescenta principalmente pelo passado de ações de suborno. E agora… Não somos sardinhas, mas somos lagartixa? O que é isso? Louvor? Ledo engano! Visão irritadiça e equivocada. Deve-se usar a sapiência para edificar a instituição do Esporte Clube Vitória.

    Está na hora de realmente ‘amaciar o coração’ reunindo hostes favoráves, sem insultos e xingaria. está na hora de aflorar o verdadeiro ‘amor eterno’ pelo rubro-negro baiano. Assim se espera.

    Curtir

      • MAQUIAGEM ENORME O QUE ESTA GESTÃO FRAUDULENTA E MENTIROSA FEZ COM AS CONTAS DO CLUBE. Me responda como um clube arrecada 40 milhões numa temporada e paga nela mesma 82 milhões de dívida? Só um retardado pra acreditar nesta história. O fato foi que estes atuais gestores transferiram as contas do ECV para o Vitória S/A dando uma verdadeira rasteira na REALIDADE da dívida do clube. O clube ao inves de reduzir aumentou a divida na gestão Portela, de 2006 pra ca o nº de ações trabalhistas praticamente dobrou e quem é que manda no clube de 2006 pra ca?

        Curtir

      • Fabinho,

        baseado no seu vasto conhecimento sobre o jurídico brasileiro, você acha que antes do ano de 2500 o Vitória já vai ter quebrado ou daqui até lá, não vai da em nada como nunca deu para nenhum clube brasileiro?

        Mocota acha que se o Botafogo devia cerca de 750 milhões em 2008, não quebrou, por que o Vitória quebraria com as novas receitas da TV e devendo menos de R$ 40 milhões?

        Aqui pra nós…

        Foi uma tacada de mestre de Alexi Portela mais Carlos Falcão.

        Mocota e todo torcedor que não processou e não tem dinheiro a receber do clube tá pouco se lixando onde a divida foi parar.

        Anote aí:

        Não dá em nada!!!

        E se o grupo de Paulo ganhar, ele não transfere as divididas de volta para o ECVitória. Quer apostar?

        Ele pode ser um carneiro, mas não é burro.

        Já que você não é candidato, para que este discurso tipico de oposição?

        Pelo que Mocota sabe você é jornalista e não advogado de ex-atletas.

        Por que essa preocupação toda para que eles ganhem a causa contra o Vitória?

        Por um acaso você é amigo ou fã do lateral Marco Aurélio que jogou no Vitória em 2008?

        Hã? Hum? Hein?

        Avante Leão!!

        Curtir

      • A questão não é essa Mocota, mas se não foi pago para onde foi o dinheiro?
        E ainda para quando será o planejamento de crescimento?

        Curtir

    • Spínola, é bom ouvir relatos de torcedores de longa data do ECV como você. Em relação às sardinhas marcarem gols no final e o Vitória tomar, é o que tenho percebido ao longo dos anos. Ver coisas boas em Itinga (eu torço contra) e ruins no Leão não faz de mim menos torcedor do Vitória do que você ou qualquer outro. O Vitória tem mais de dois milhões de torcedores e cada um torce do seu modo, com maior ou menor intensidade, com maior ou menor fanatismo e maior ou menor participação política. Mas são todos torcedores.
      PS Você me lembra Teixeira Heizer, comentarista de futebol francês no Sportv.
      VV!

      Curtir

      • Verdade Diego, existem muitas maneiras de torcer, todas as agremiações tem diversos grupos!

        Curtir

    • Prezado Spinola,
      Tambem me faço presente a todos os jogos do Vitória em nosso santuário e não fico a vaiar o time quando o resultado é adverso. Contudo discordo de suas colocação pois não existe democracia em nossa agremiação. O clube é dirigido por famílias que sucedem no poder não dando oportunidade a novas lideranças.
      O pensamento retrógrado impede que possamos evoluir a ponto do sócio torcedor do clube votar para o conselho e presidência. Existem méritos desta diretoria, porém estamos entrando numa fase decadente e preocupante , pois sequer conquistamos títulos nos 02 últimos anos , fora outras frequentes decepções.
      O preço pago é muito alto e o torcedor tende a se afastar do clube. Chegamos a ter mais de 10.000 sócios torcedores e hoje acredito não existir 5.000.

      Curtir

    • Já tive o prazer de visitar seu blog e até comentei aqui, mas gostaria de falar um pouco desse seu comentário.
      Acredito que Alexi é um homem honesto e que tem tentado a todo custo sanar as dividas do clube, o problema é este todo custo, muitas vezes a divisão de base e o departamento de futebol do Vitória tem sido negligenciado em virtude disso. Outra coisa é que todos aqui, inclusive este blogueiro ao qual você fez questão de frisar, Leão Minha Paixão, de fato ama a este clube e busca de diversas maneiras contribuir com ele, mas não podemos nos furtar a obrigação de criticar aquilo que não condiz com o que desejamos para a nossa instituição, sobre ser conselheiro, como se são os atuais que podem dar a unica oportunidade de alguém novo adentrar?
      Sou a favor do apoio irrestrito, da filiação ao programa de sócio torcedor em massa, mas não posso nunca me calar diante dos erros cometidos por esta ou qualquer diretoria.

      Curtir

  6. Jéssica, mais uma vez parabéns (tá ficando chato lhe dá parabéns em todos os seus textos,mas quem mandou escrever bem e de forma esclarecedora) mas como vc bem disse mais uma vez parece que o VITÓRIA escolhe a data e o momento para nos envergonhar mas somos fortes e guerreiros e como já falei aqui cabe a nós torcedores mudarmos isto, temos que em dezembro de 2013 (ainda esta longe) mostrarmos a esta diretória que queremos mudanças a começar pela saida do fracassado “presidente” contador de lorota.

    Diego, assim como vc não quero ver o PC mais no clube, porém muitos acham que apesar dele ter elevado o nome do clube a nível nacional e até internacional com a divisão de base e vendas de jogadores, dizem que o mesmo roubou nossos cofres, mas na minha opinião este presidente que ai esta é tão ou mais inescrupuloso do que PC, segundo ele todo dinheiro que entra no clube é pra pagar dividas da gestão anterior, mas que dividas são estas que nunca foram mostradas e cadê os balacetes da gestão de 2006 até agora será que estas pessoas são tão honestas assim? lembrem que em 2010 fora o Santos o VITÓRIA foi o clube que mais ganhou dinheiro (ainda ganhamos de cortesia um projetor que eles chamam de placar e nos custou a CB dada ao próprio Santos) e ai caimos para segunda divisão mesmo assim ainda foi vendido Wallace e Anderson Martins por R$ 5.000.000,00.

    Curtir

  7. Amada Jessica.

    Seu texto está muito bom e caiu como uma luva no atual momento que vivemos.

    Caso não tenhamos cuidado, o Vitória pode entrar em uma seria crise. Isso pode custar o acesso a Serie A ao final da temporada/2012.

    Fatores:

    – Tomar uma virada após estar ganhando de 3×0.

    – Supervisor com total falta de controle emocional agride verbalmente o elenco.

    – Imprensa condena Victor Ramos por ter ido ralar o bucho em Senhor do Bonfim.

    – Marquinhos contundido;

    – Goleiros sem a confiança da torcida;

    – Apresentação de 02 apostas em momento inoportuno…

    Some-se a isso tudo uma pitada de espirito de porco e de sardinha de muitos torcedores do Vitória.

    Mocota, solicita humildemente que você com a credibilidade e carisma que possui não permita que a torcida entre na neurose de anos anteriores e que os jogadores continuem motivados.

    Caso seja preciso faça até uma carta direcionada a todas as torcidas organizadas solicitando apoio incondicional.

    —————————

    Jessiquinha…

    Você acha que na passagem “Há quem coloque a culpa até na plateia…” não cairia bem a citação “(by Mocota)”?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    Avante Leão!!

    Curtir

    • Pretencioso este Mocota rsrsrsrs.

      Mocota, o que vc acha de fazermos uma campanha para a globo.com para o lugar que a imortal Larissa deixou ser ocupada por Jéssica Gomes (A felina rubro negra), acho que os seguidores do blog do VITÓRIA não sentira tanta falta dos comentários lúcidos porém apimentados da antiga blogueira.

      O 1º voto eu já dei (lá ele).

      Curtir

      • Irmão Gera,

        Mocota acredita que o Vitória tem que ser diferente em referência em coisas positivas sempre.

        Por que ao invés de lançar uma blogueira no GE o Vitória ter uma dupla “de dois”? (rs!)

        Mocota tem certeza que seria muito legal se aquele espaço pudesse ser conduzido por Jessica e Valmerson.

        Avante Leão!!!

        Curtir

      • Acho complicado a minha ida para lá depois de alguns fatos que soube, mas deixa quieto!

        Curtir

  8. Belo texto Jéssica. Rapaz, esta menina vai longe. É muito melhor que aquela gatinha que se acha comentarista do Correio…a Clara Albuquerque. Ela tá mais pra modelo, capa de revista do que pra cronista esportiva. Já Jéssica bota pra lá e tem um equilibrio emocional dos seiscentos…Eu confesso que tenho muita dificuldade pra atualizar o blog quando o vitória paga seus micos típicos de dar pena. Não consigo escrever sem escrachar, pegar na ferida, Jéssica pelo contrário morde assoprando na mesma hora. Hehehe

    Curtir

    • Heheheheh eu também busco ser ponderado nos momentos complicados, mas a felina realmente consegue cravar o seu ataque de forma tão suave que muitas vezes me parece apenas uma narrativa em 3ª pessoa, aquela longe dos fatos, mas sendo que ela viveu cada uma das linhas descritas, muito bom!

      Curtir

  9. Meu amigo conterrâneo Valmerson… vou te contar viu… você fez meu coração ser amaciado agora… no momento em que você convocou essa menina… como é mesmo o nome dela???

    O nome dela é Jéssica… eu já falei pra você! É coisa mais linda, que Valmerson soube trazer!!!

    Jéssica, obrigado pelas palavras… era tudo que eu precisava… Sábado, se minha vida não der mais alguma reviravolta estaremos juntos no Manoel Barradas para incentivar nosso time.

    SRN

    Curtir

  10. Hj, por um acaso, terei a honra de ser o PRIMEIRO,rsrs!
    Pois é, Jéssica.. O Vitória me irrita bastante mas tb me dá muito prazer.
    Os prazeres são efêmeros, as irritações constantes mas o meu amor tende a ser eterno.
    Falando em aura, o que sempre me deixou possesso, foi ter percebido ao longo dos anos, que a coisa de Itinga sempre faz gols no final dos seus jogos e o nosso Vitória sempre toma!
    Mas cá pra nós.. Não penso que o problema seja sobrenatural (como vc frisou que alguns pensam). O problema é de autoestima. Infelizmente nossa camisa não “pesa” como deveria nos jogadores. Chegou perto disso na era Paulo Carneiro. Antes que comecem a jogar água benta pq falei do capeta, quero dizer que não o quero de volta por um sem-numero de motivos. Mas Alexi Portela tem a cara da derrota estampada no rosto. Não mais me alongarei, vou dormir..
    Jéssica,parabéns! vc como sempre suscitando boas discussões.
    VV!

    Curtir

      • Nada, parceiro Valmerson.
        Como disse Vanélio Mocota lá na CRN, o meu São João foi alongado,hehe!
        Fiquei desligado das coisas do ECV por alguns dias mas já estou de volta.
        Confesso que estou doido pra que chegue logo sexta pra que o foco seja o jogo Vitória x Avaí. Clima de ressaca (daquelas com direito à náusea, dor de cabeça, indisposição e vômito,hehe) da porra com esse Absurdo em forma de derrota lá em Goiânia. Volto a escrever (se Dalmo ainda quiser, o meu sumiço por luto daqui a pouco chega à 7 dias,hehe) no Futebol Bahiano o pré-jogo de ECV x Avaí.
        Sim..
        Tô sempre ligado no LMP, mesmo qdo não comento. Gosto muito do seu trabalho (eu bem sei que trabalhar de graça, só por paixão mesmo..), dos seus textos, da sua cobertura, do seu trato conosco, do espaço que nos dá e das artes (design) então, gosto mais do que muito,hehe!
        Estou fidelizado ao Leão Minha Paixão.
        Abraço!
        Vumbora Vitória!

        Curtir

      • Valeu, gostei de saber do seu apreço pelo LMP, fico contente com isso!
        Me perguntaram quem eu indicaria para assumir o GE no lugar de Larissa e o nome que escolhi foi o seu, gosto muito dos seus textos, acho que tem a cara do GE!

        Curtir

Deixe um comentário