E aí Vitória como e quando será?

Às vezes me pego pensando nas campanhas de marketing que eram utilizadas no BARRADÃO na década de 90, e sempre chego à conclusão de que aquele foi o momento mais próximo do clube rumo ao processo de crescimento. Projeto Rússia, Tóquio, Vitória Mania, Axé Vitória, Tetete Vitória e tantos outros, é bem verdade que estas tentativas não tiveram muito êxito, há não ser o Vitória Mania que é praticamente o mesmo sistema de sócio torcedor que temos atualmente, o SOU MAIS VITÓRIA.

Há verdade é que víamos e sentíamos o Leão da Barra galgando espaços e planejando o seu futuro, a expectativa era de que realmente em um espaço curto de tempo teríamos um clube mais estruturado e pronto para conquistar, mas o tempo passou e o sentimento é de retrocesso total na toca do Leão.

Naquela época quando estava assentado na arquibancada do monumental, os meus pensamentos sempre vagavam, e ansiava por viver as possibilidades descritas em cada um daqueles panfletos. E é justamente por isso que no momento eu penso que mesmo não querendo o retorno dele, tenho que afirmar que a maior diferença entre a gestão de Alexi Portela para a de Paulo Carneiro, é que PC nos ensinou a sonhar, e a sonhar com um Vitória grande.

Digo tudo isso após ver o Coritiba pela segunda vez na final da Copa do Brasil, talvez você tenha pensado aí o que tem haver uma coisa com a outra, calma, eu explico. No meu pensamento o caminho do rubro negro para o crescimento hoje, resume-se a COPA KIA DO BRASIL, e digo logo que não é questão do tão sonhado título nacional em suma, mas os leques de possibilidades que a conquista desta competição remete. O Coritiba teve um faturamento de aproximadamente R$ 9.000.000,00(nove milhões)com as classificações para as finais de 2011 e 12  e tudo isso só ocorreu depois de uma grande reformulação, pasmem foi após o rebaixamento que o time paranaense aprendeu a crescer.

Rebaixado para segunda divisão, endividado, estádio quebrado e interditado, os prognósticos não eram positivos, mas a diretoria do Coxa teve coragem e planejou um processo de reestruturação total do clube e isso envolveu todos os setores. Eles começaram por mudar a diretoria, contrataram ex- executivos de grandes empresas, pessoas com conhecimento empresarial e fizeram um planejamento paralelo ao departamento de futebol, a meta era retornar a elite, estruturar as contas do clube, e ser campeão da Copa do Brasil em 2012. Vocês sabem tudo que tem acontecido e por isso para de falar do Coritiba que inclusive nos eliminou este ano desta competição para comentar alguns fatos do rubro negro.

O faturamento do Vitória foi de mais de RS 5.000.000,00(cinco milhões) por chegar a final da Copa do Brasil 2010, o Leão abocanhou com arquibancada, premiações para cada avanço de fase, 2 patrocinadores exclusivos e crescimento de quase 50% do programa se sócio torcedor em virtude daquele ótimo momento, e é justamente por isso que a conquista da Copa do Brasil é para mim, a melhor e mais curta maneira do brioso crescer. Além de saciar o desejo pelo sonho do título nacional, e chegar a libertadores, teremos amplas possibilidades financeiras para dar um rumo de crescimento Vitória, mas temo muito que o momento não tenha ficado para trás, pois com as mudanças impostas pelo Corinthians a CBF, a competição será remodelada em 2013 e tende a ficar muito mais complicada, além de que durará praticamente o ano todos, sendo paralela ao campeonato nacional, e é por isso que eu pergunto: E aí Vitória como e quando será?

projeto Rússia

http://www.arenanordeste.com/paulo-carneiro/projeto-russia-capitulo-i

projeto Rússia parte 2

http://www.arenanordeste.com/paulo-carneiro/projeto-russia-capitulo-ii

Vitória um clube Auto-sustentável

https://valmerson.wordpress.com/2011/01/25/vitoria-um-clube-auto-sustentavel/

SRN

 

14 comentários em “E aí Vitória como e quando será?

  1. O exemplo do Coritiba é edificante, mas mencionar que “tenho que afirmar que a maior diferença entre a gestão de Alexi Portela para a de Paulo Carneiro, é que PC nos ensinou a sonhar, e a sonhar com um Vitória grande”.

    É triste saber que o missivista precisou de Paulo Carneiro para sonhar, uma figura abjeta e que nem deveria ser pontificada aqui em suas páginas rubro-negras.

    Empenhe-se em ajudar o Vitória de outro modo como por exemplo num diuturno trabalho de edificação e não de demolição.
    Elaborar textos que exaltem e estimulem ainda mais o crescimento do rubro-negro baiano. Ora, remontar a períodos negros tão somente é desestimulante. Acerque-se de pessoas que realmente estão irmanadas com o novo momento pelo qual o Vitória passa

    Veja, caro escriba, que o Vitória foi notícia em veículos sérios por todo Brasil tecendo elogios à administração do Esporte Clube Vitória pela redução das altas dívidas assumidas e oriundas de gestões anteriores equivocadas. Foi pouco? Certamente, não e não!

    E o que se viu dentre nossos usuais blogueiros? Pouco comentário, quase nenhum elogio, ou silêncio total aparentando uma maldosa conspiração ao bom gerenciamento de nosso rubro-negro.

    Acredito que há falhas, no entanto pequenas em comparação com a solidez que estamos vivenciando.

    Que tal sermos campeões no acesso à elite do futebol brasileiro deste ano?

    Curtir

    • Spínola, não foi o caso e nunca será deste blogueiro, para mim as criticas e elogios precisam ser merecidos e todas as vezes que jugo pertinente, dou meu pitaco seja a favor ou contra, PC nos ensinou a sonhar porque ele assumiu o Vitória numa época muito complicada, tivemos um crescimento em todos os setores, isso é um fato, da mesma forma que o mesmo PC acabou destruindo tudo o que fez nos últimos anos da sua gestão, Alexi é um grande gestor financeiro, mas peca no futebol, no marketing e nas divisões de base, as criticas são necessárias, assim como o apoio incondicional.

      Gostei muito do Leões da Barra e procure nos textos antigos deste blog o quanto eu apoio as coisas que estão certas no Vitória!

      SRN

      Curtir

  2. Prezado Mocota/ Valmerson e colegas,

    Pessoalmente, discordo frontalmente do argumento de que o Vitória, desde 2006, cresce em prestígio ……

    Cresce em que mesmo ????

    Não sou a favor do retorno de PC não.

    O Vitória precisa de novas lideranças que são (como já foram na época de PC) sufocadas pelo estatuto atual.

    Todos sabemos que o próximo Presidente do Vitória será o Sr. Carlos Falcão.

    E será eleito por um conselho de amigos que aclamaram a sua escolha.

    Será que os 300 amigos realmente fiscalizam alguma coisa ????????

    Em que mundo você vive que acredita que sem direito de minoria (oposição que poderia existir se parte das cadeiras do conselho fossem distribuídas pelas diversas chapas proporcionalmente aos votos recebidos) ????

    Vou citar alguns exemplos de clubes que passaram, desde 2006, por mudanças significativas.

    O ABC, até 2006, não tinha rigorosamente nada.

    Conseguiram fazer, não sei como, um estádio bem razoável (melhor que o barradão inclusive) e passou a contar com um departamento de marketing competente (sem cota do clube dos 13 e com torcida muito menor que a nossa).

    O Coritiba, em 2006, disputou a série b com o Vitória.

    Em 2011, atingiu 31.000 sócios.

    Venceu duas séries b, disputou um semi da copa do brasil e sua genda final seguida na copa do brasil.

    O Atlético/ GO frequentava a série b do estadual.

    Sem torcida/ sem cota do clube dos 13 (que o Sr. Portela recebe) conseguiu recuperar a estrutura, vencer a série c e permanece pelo terceiro ano seguido na série a.

    E o Vitória ????????????

    Gostaria de algumas informações básicas:

    I. Qtos. sócios o Vitória tem atualmente ?????????

    II. O que a administração do Sr. Portela fez para tornar o programa atrativo para o torcedor ?????

    III. Onde o Vitória jogará em 2014 ?????????????????????

    IV. A eterna promessa (digo, a via expressa paralela barradão sairá do papel)?????????

    V. Por que o vice-governador, maior defensor da administração Portela, não explica a torcida a verdadeira intenção do governo ??????????

    VI. Que investimentos estruturais no Vitória pode ser comparado ao que o modesto ABC conseguiu realizar ???????

    Curtir

    • Penso exatamente isso Carlos, mas para mim Falcão não será eleito caso as coisas caminhem dentro daquilo que eu espero que caminhe, caso seja confirmado o voto do sócio torcedor!

      Curtir

  3. Valmerson, é preciso ter muito cuidado.

    Essas campanhas lançadas pela oposição não podem de forma alguma contaminar a torcida.

    Em hipótese alguma o Vitória esta apequenando dia-a-dia.

    Pelo contrario. De 2006 para cá, o Vitória ano-apos-ano só faz crescer. Seja nas finanças, seja no prestigio nacional, seja na divisão de base…

    O que Mocota deseja profundamente é que o clube tenha força e credibilidade no futebol nacional… SEMPRE!!!

    Mesmo caindo, por 02 anos consecutivos tivemos elenco de Serie A, fomos colocado como favorito ao acesso na serie B e tivemos indicação para a conquista do título.

    Existem falhas da atual gestão? Claro que existem.

    Mas perdoe Mocota. Neste Momento seria muito mais válido a torcida indicar e cobrar o que Alexi tem fazer..

    Paulo Carneiro tem seu nome marcado na historia do clube e isso tem que ser respeitado. Mas não podemos agir como as sardinhas que a grande felicidade é ficar nadando nos acontecimentos do passado.

    Caso o grupo de PC vença em 2013 aí será uma outra história.

    Mas por enquanto, já que PC declarou recentemente, em uma entrevista, que não mostrará projeto que ajude o Vitória para não entregar o ouro ao bandido, Mocota não vê PC como uma pessoa que seja útil neste momento.

    Temos uma Copa chegando a galope, duvida em qual estadio ficaremos a partir de 2014, como a imagem do Vitória vai aparecer tanto na Copa quanto nas Olimpíadas, como atrair novas receitas para o clube, organizar o SMV, democracia…

    Por esses motivos é preciso que a torcida esqueça mais um pouco o Carneiro e lembre que é o Leão que precisa de muito mais atenção.

    Definitivamente, Mocota não vê como ajudar o Vitória, neste momento, fazendo campanha antecipada para PC.

    Se o Coritiba está em evidencia é por que a torcida do coxa colou com a diretoria após a queda.

    Tanto que o termo “apoio e cobrança na medida certa” para o elenco e direção, Mocota pegou no site do coxa no GE, após eles não conquistarem a Copa do Brasil em 2011.

    No Vitória o que vimos foi: “Fora Ricardo Silva!”, “Fora Alexi Portela”, “time de paneleiro”, “time de vagabundos”, “vai cair para a serie B”, “Elkeson é uma enganação”, “a dupla de zaga não vale nada”, “mete o dedo neles Toninho Cecílio”…

    Sem medo de ser feliz Mocota declara:

    “Em relação a administração, entre os clubes não-riquinhos, só estamos atrás do Coritiba.”

    PS 1- Algo muito forte diz a Mocota que se a direção do Vitória tivesse mantido Ricardo Silva a final seria Vitória x Palmeira nesta Copa do Brasil/2012.

    PS 2 – Como a Copa do Brasil/2012 já é coisa do passado para o Vitória, vamos ajudar Carpegiani ganhar o titulo desta serei B/2012?

    Vamos?

    RUMO A LIDERANÇA, LEÃO!!!

    Avante Leão!!!

    Curtir

    • Mocota você esta equivocado, sempre fui e permaneço contra ao retorno de PC, mas não posso me calar diante dos erros que aí estão, não é verdade que o Vitória cresceu de 2006 para cá, pelo contrario, os números mostram isso, posso citar nos títulos, no elenco, na divisão de base e até na estrutura do clube, o Vitória tem conseguido apagar aos poucos todos os ganhos que tivemos em anos de muito trabalho.

      O Meu apoio e colaboração o Vitória sempre terá, mas nunca me calarei, esterei no Barradão e aqui no Leão Minha Paixão para apoiar incondicionalmente, mas também para cobrar o que é melhor para o clube,

      Sobre as eleições eu desejo uma renovação radical na diretoria e principalmente no conselho do clube!

      Curtir

      • Ok, ok, ok…

        Vamos aos números de Mocota:

        2006 –
        – Acesso para a Serie – B

        2007 –
        – Campeão Baiano e acesso para a Serie A

        2008 –
        – Bi-Baiano, figuramos boa parte do primeiro turno no G4 da serie A, classificação para a Sulamericana

        2009 –
        – Tri-Baiano, figuramos boa parte do primeiro turno no G4 da serie A, classificação para a Sulamericana

        2010 –
        – Tetra-Baiano, final da Copa do Brasil, Nordestão;

        2011 – Melhor apagar este ano do calendário

        2012 – Na Copa do Brasil fomos bem e somos sérios candidato ao titulo na Serie B/2012.

        ————
        Divisão de base:

        Em 2011 estávamos na 8ª colocação no ranking nacional. Em 2012 subiu para 7º lugar.

        ————-
        Elenco:
        Cite nesses últimos 04 anos o clube não-riquinhos, na Serie A, que colocou o elenco do Vitória no bolso a nível de contratação.

        ——————–

        Cite o que PC conquistou na Serie A, Serie B ou Copa do Brasil que Alexi não tenha conquistado.

        ——————————

        Mais uma vez Mocota declara:

        O Vitória esta muito bem administrado e pode ficar melhor se o marketing for mais arrojado.
        ———————-

        André Traz não traz a verdade quando define o Vitória como um clube familiar.

        O Leão vive um regime presidencialista onde o presidente é eleito e fiscalizado por centenas de conselheiros.

        O Vitória seria um clube familiar se o clube fosse gerido por Alexi Portela mais os filhos e eles não devessem satisfação a ninguém.
        ——————–

        Valmerson não fique zangado com o seu irmão Mocota. Mas até que se prove o contrario, ficar detonando administração seria e receptiva nunca será sinônimo de contribuição para o crescimento de clube algum.

        Será que só Mocota enxerga que o Coritiba e o Vitória são os dois mais bem estruturados não-riquinhos do momento?

        Hã? Hum? Hein?

        Avante Leão!!!

        Curtir

      • Mocota os números utilizados por você são frios e não traduzem a realidade, não se trata de um duelo PC e Alexi, mas não me alongarei a este discurso no momento!

        Curtir

  4. Prezado Valmerson,

    O Vitória é um barco à deriva.

    Não existe qualquer projeto para o clube.

    O que existe é um discurso (um mantra) de uma suposta “política de pés no chão”.

    Resultado só aprece com trabalho.

    O Coritiba colhe, atualmente, um crescimento que teve início em 2007.

    O Coxa foi campeão da série b em 2007 e em 2010.

    Foi semifinalista da copa do brasil em 2009, finalista em 2011 e finalista em 2012.

    É outro nível.

    Vejam a estrutura do Coritiba e observem a nossa.

    Vejam o site do Coritiba (e todos os projetos de marketing desenvolvidos há anos):

    embaixada do coritiba (para aumentar torcida no interior – orgulho de ser paranaense)/ clube de benefícios para associados/ dia do orgulho do coritiba/ almanaque digital.

    O que foi feito em investimento estrutural no clube ???

    E o marketing ?????

    Basta observar a diferença do que significa organização, observem o que a Turquia faz para se tornar, em curto espaço de tempo, numa potência do volley feminino.

    Curtir

    • É justamente este o meu temor, quero ver as coisas acontecerem, quero acreditar que existe soluções, e é por isso que em breve justaremos a nação rubro negra para tentar promover algo nesse sentido!

      Curtir

  5. Muito bom o seu texto Valmerson.
    Tambem tenho o receio de que talvez a “hora” tenha passado.
    A Copa do Brasil a partir do proximo ano sera muito mais dificil.
    AP perdeu uma grande oportunidade de alavancar o ECV para patamares maiores quando subimos para a serie A. Aquele era o momento para tirar vantagem da situacao e entrar com um marketing derrubando tudo.
    Porem AP nao tem visao, nao tem plano. Nao entende nada de futebol. Uma pena!!

    Permita discordar de voce em relacao a PC.
    Valmerson, as coisas mudaram. Ele ficou para traz. Aquele tipo de gestor (PC, Eurico Miranda, etc.) ja nao cabem mais hoje. Eles sao passados, museus, historia, antiguidades.
    Hoje para se ter sucesso eh preciso profissionais (como fez o Curitiba) para assumir todas as areas de um time de futebol, sem execao.
    Tivemos um professional (Newton Drumond) e o que aconteceu? A oligarquia disgracada que eh o cancer do ECV o derrubou.
    Se PC voltar (rezo que NAO) os PALHACOS irao mundar de cara mas o CIRCO continuara o mesmo.
    Nao consigo aceitar que so exista esses dois nomes dentro da grande nacao rubro negra. Meu otimismo nao permite que eu aceite isso como a “verdade”. Tem que haver alguem com uma mente jovem, comprometida com a grandeza do ECV para dirigir essa grande nacao.
    Aqui aonde eu vivo existem exemplos dentro do esporte, dessas duas formas de direitorias: O Cincinati Bengals dirigida por familia, por oligarquia nao ganha um titulo a seculos.
    O New Englad Patriots pertence a um homem que simplesmente cercou-se de profissionais experientes e eh o time de maior sucesso nesta decada.

    Sabe qual eh a minha maior preocupacao? Eh que hoje o Clube esta gozando de uma situacao finaceira boa (lembra quando o Ap assumiu? Time quebrado, endividado, sem credito, devendo a tudo e a todos? Thanks PC!!!) e hoje osso ja tem carne entao as aves de rapina (que me perdoe as aves pela comparacao) irao atacar para comer a carne e deixar o clube mais uma vez na miseria.
    Esse eh meu medo.
    Um abraco

    Curtir

    • Bassu foi justamente isso o que eu disse, não desejo o retorno de PC, compreendo a importância dele na história do rubro negro, mas para mim é um momento de grande renovação, é hora de dar uma nova cara ao Vitória, chega de republica do cacau, chega de ver o clube sendo regido como clube de família, passando de geração a geração, o Vitória não é uma empresa familiar, como disse Andre Taz, não é porque o nosso mascote é um Leão, que o clube tem que ser uma monarquia!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s