Fora Cerezo e uma mudança de pensamento tático

Confesso que sonhei com a vinda de Cerezo, e quando seu nome foi especulado meu sorriso se abriu, isso tudo porque a filosofia de futebol ofensivo e estilo parecido ao do Carrossel holandês com rodízio de marcação e ataque, é tudo que o futebol moderno espera de um time, e o Vitória particularmente sempre se deu bem nesta formula. Em sua grande passagem aqui em 1999 Toninho demonstrou ser adepto a este esquema e por isso ele era tido por mim como o melhor nome para assumir o Vitória neste processo de mudanças que vive o clube, mas infelizmente isso não tem ocorrido.

Tenho pensado sobre a possível saída de Cerezo e algumas coisas me preocupam; Mudar de treinador na 12ª rodada é um risco para o campeonato baiano e para a Copa do Brasil que já irá começar; Quem no mercado seria capaz de dar um estilo de jogo vencedor a este elenco? Será que a diretoria não irá insistir erroneamente em Ricardo Silva novamente?. Estes são  alguns dos questionamentos que eu me faço, mas a verdade é que algo precisa mudar e tem que ser logo.

Se não bastasse o fato de que o rubro negro tem o pior inicio de campeonato baiano dos últimos 20 anos, o que mais me incomoda é as declarações de Cerezo, após a derrota para o Serrano Pedro Canisio questionou a ele sobre Lucio Flavio e a resposta dele foi:” Gostei da atuação do Lucio, acho que ele foi bem, deu alguns passes e construiu algumas jogadas, ele não teve culpa de nada, uma arbitragem dessas…” Dá para acreditar nisso? As incoerências de Cerezo é que estão me matando e se ele não tirar Lucio Flavio no Domingo por mim tem que ir embora, Geovanni tem que ser titular neste momento, este é o único modo de dar uma sacudida no Vitória.

Uma mudança de pensamento

Tenho percebido que diante da carência do Vitória em encontrar um meia armador e veloz, que o esquema tático deve ser modificado, o Leão deve passar a atuar em minha opinião no 3-5-2 ou 5-3-2 com a variação em campo a depender se o time esta atacando ou defendendo, Douglas , Gabriel, Rodrigo, Victor Ramos, Nino, Uelliton, Wellington Saci,Geovanni, Marquinhos, Rildo e Neto Baiano. Com isso continuaria com uma boa proteção no sistema defensivo e ganharia em velocidade e possibilidades de jogadas ofensivas, isso porque Uelliton tem boa marcação e boa aproximação ao ataque, Geovanni e Marquinhos podem dar o toque de qualidade e a velocidade necessária para ligar Neto e Rildo, e os cruzamentos de Saci e a velocidade de Nino também são grandes fatores, a correria de Rildo é outro fator preponderante para o sucesso deste esquema.

Ficariam como suplentes Renan, Romário, Mansur, Dankler, Alan Henrique,Mineiro, Arthur Maia, Rodrigo Mancha,Neto Coruja, Michel, Pedro Ken, Tartá,  Lucio Flavio,índio e Dinei.

Faça parte do Grupo Leão Minha Paixão no Facebook :

http://www.facebook.com/?ref=logo#!/groups/259704767429855/

 

22 comentários em “Fora Cerezo e uma mudança de pensamento tático

  1. Grande Mocota,

    Só uma correçãozinha!!

    Geovanni jogou 28 como titular na Série B e mais 7 partidas saindo do banco. No total de 35 participações das 39 possíveis. Já o desempenho dele foi bem fraquinho mesmo. Porém, tenho que admitir, ele jogava mais do que Lúcio Flávio vem apresentando até aqui.
    Como o momento nosso não é dos melhores!!!!! Nossa torcida tá querendo uma solução a qualquer custo e como Cerezo não o escala, começam a procurar culpados e fazer especulações dos verdadeiros motivos da sua ausência nos jogos. E isso não é nada bom…

    ——————————————————————
    Companheiros…

    As coisas no VITÓRIA estão tomando um rumo preocupante. Começam a surgir informações estranhas e desencontradas que só nos trazem prejuízos. A verdade é que o momento não é dos melhores e proliferam notícias que só servem para criar um clima desagregador e de interesse para os nossos antagonistas. Sugiro pensarmos mais nisso, sugiro filtrarmos as informações que possam gerar desarmonia.

    SRN, por um VITÓRIA mais forte.

    Curtir

    • Zé da Galera, meu filho, cada dia que passa Mocota admira mais a sua lucidez.

      Todos seus argumentos são consolidados em cima de dados concretos.

      Seu ultimo texto na CRN, Mocota ia parabenizar só que pintou uma missão e Mocota esqueceu.

      Sua linha de raciocínio sobre o trabalho de Cerezo foi perfeita como essa sua analise da “paixão” repentina da torcida por Geovanni, também.

      Parabéns!!!

      Plac, Plac, Plac…

      ———————————-

      A ideia é essa mesmo, amigo Zé…

      OLHO VIVO GALERA!!!

      Avante Leão!!!

      Curtir

  2. Não fiquei animado com a contratação do Cerezo, no entanto com as contratações, pensei que fosse possível ele ditar o esquema que deu certo em 1999. Mas, assim como Geninho, Lopes, Joel Santana, percebo que Cerezo não tem condições, considerando seus últimos trabalhos, de ser técnico de equipes de futebol do nível de futebol de elite.

    Tem bons nomes no mercado, só depende da diretoria. Não sei se técnico de outro país cairia bem agora no momento, visto a adaptação, a aproximidade dos campeonatos. PCC não é um bom nome, todo lugar que passa, sempre tem problemas. E problemas, no nosso clube é o que não falta.

    Ricardo Silva não é culpado pelo inicio de ano ruim, Cerezo é quem comanda a equipe e dá a última palavra, se o time não rende em campo, a responsabilidade deve recair sobre ele, e não ao RS. Assim, como todos os problemas administrativos devem ser direcionado a figura do Presidente.

    Vejo o melhor esquem sendo o 4-4-2… Renan ou Douglas, mas deve ser o Renan, Nino, Gabriel, Victor, Saci; Ueliton, Michel, Geovani e outro; Dinei e Marquinhos.

    Curtir

    • Tiago B,

      Parabéns pelo comentário. Mandou bem.

      Tiago você aprova o retorno de Kleiton Domingues?

      Ele vem sendo um dos destaque do Ituano. Fez mais um gol neste final de semana.

      Avante Leão!!!

      Curtir

  3. Nunca tive ilusão em relação a Cerezo.

    Como um bom treinador iria permanecer sem nenhuma boa campanha de 1997 até hoje ???????

    Em 1999 o treinador do Vitória foi Ricardo Gomes (esse sim, um bom profissional).

    Cerezo não é nada,

    Não treinou o Cruzeiro, América e nem o Atlético.

    Nunca treinou um time do interior paulista.

    Foi um fiasco no Sport.

    Agora, tem defensor de Pet como Diretor de Futebol do Vitória.

    Que piada.

    O sujeito joga 1 ano por aqui e faz sucesso em outro clube.

    Aí, uma cambada de amador tenta contratar o cara para fazer uma aventura como diretor de futebol.

    Nunca foi cartola e vem para cá ……

    O que é isso ……

    Sou a favor da saída de Cerezo, ainda que para suportar Ricardo Silva.

    Outro amador.

    Venceu um baiano e dirigiu o time nas finais do nordestão.

    Ótimo, só não fala dos fiascos no brasileiro que levaram o time ao rebaixamento.

    Mas, como treinador, se der errado (como deve ocorrer) deve ser enxotado para outra galáxia.

    Curtir

  4. Valmerson, do time que vc escalou como principal lembre que Uelinton e Rildo ainda estão no DM, sei que este time deve ser o da temporada mas como estamos precisando de um time com urgência escalaria desta forma:

    Douglas, Gabriel, Rodrigo, Nino (se recuperado totalmente), W.Saci, Uelinton (Idem nino), Robston, Tartá, Pedro Ken,Marquinhos e Dinei.

    Valmerson, como falei no post anterior vc deu motivos pra Mocota relembrrar o morto e sepultado do RC isso era o que ele estava esperando, Mocota na CN quem dirigiu a maioria dos jogos do VITÓRIA foi o Flávio Tanajura o RC só pegou o time nos jogos finais ai até eu seria campeão, vc não tem vergonha de lembrar do VITÓRIA na final da CB principalmente naquele jogo em Santos onde o José Mourinho do nordeste (aló Jéssica) colocou o time todo encostado em Lee e graças a incompêtencia do santos naquele dia não voltamos com uma goleada historica ou vc lembra de alguma ataque do nosso time a não ser um chute de Swenq (nem lembro mais como se escreve) do meio de campo?

    Curtir

  5. fora cerezzo, não conseguiu dar um padrão tatico a equipe, mudou constantemente a equipe descarecterizando todo o futebol ,treinador imbirrento, todos sabem que geovanni é o melhor dos meias mais ele ensiste com lucio flavio que ja foi ate chamado de pelé branco no mexico pasmen!!!!

    Curtir

  6. Valmerson,

    Mocota parabeniza por você colocar Neto Baiano como titular na sua escalação e lembrar de Neto Coruja. Jogador este que mostrou qualidade e personalidade na Copa do Brasil, Serie A e B.

    Valmerson, na primeira passagem de Cerezo no Vitória Mocota quase enlouquece com Paulo Carneiro quando anunciou TC como treinador.

    Mas, durante o campeonato, apos um inicio ruim, TC obteve RESULTADOS POSITIVOS. Sendo assim, conquistou a confiança e admiração de Mocota.

    Mocota torce alucinadamente que Cerezo esteja percorrendo o mesmo caminho.

    Antes do jogo do Serrano Mocota estabeleceu três jogos para TC botar o juízo no lugar e fazer o que é certo

    Infelizmente, ele já queimou uma chance com Mocota.

    ———————————————————–

    Valmerson e amados irmãos Rubro-Negros!!!

    – Por que maior parte da torcida do Vitória persegue quem trás glorias para o clube?

    – Por que maior parte da torcida do Vitória persegue os bons jogadores da base e alivia para os contratados que não rendem o esperado?

    – Por que maior parte da torcida do Vitória sente saudade de Lopes que trouxe 03 infortúnio seguidos, mas tem ódio de Ricardo Silva que levou o clube a três finais seguidas conquistando 02 títulos, na mesma temporada?

    – Por que boa parte da torcida do Vitória sente falta do retranqueiro Benazzi, treinador este que insistindo com a sua panelinha (Charles Vagner, Zé Luiz e Preto) levou a Nação a uma das suas maiores decepções da sua história, mas não tem o mínimo de gratidão com o retranqueiro Ricardo Silva que com sua penelinha levou o clube a uma final da Copa do Brasil?

    Valmerson, perdoe seu irmão Mocota, mas a sua responsabilidade juntamente com a de Fabio Monteiro, Franciel, Larissa, Mauricio Nainberg, Lucas Serra… é muito grande.

    Vocês tem grande audiência, admiração e respeito da grande Nação Rubro-Negra.

    Vocês mostrando FATOS podem mudar características que estão inerentes nos torcedores que inocentemente prejudicam a própria instituição.

    Será que vaiar as grandes revelações da base desde Alex Alves até Elkeson foi uma medida acertada?

    Se não temos condições financeiras para montar um elenco para dar show como a seleção holandesa de 74, a brasileira de 82, o Barcelona atualmente… Qual seria o melhor caminho para um clube não-riquinho?

    Valorizar os 03 pontos ou ficar torcendo por show-ball?

    Hoje, quantos riquinhos estão dando show de bola?

    Mocota tem acompanhado o carioca e paulista e não ver nenhum time que deixe Mocota de “boca aberta”.

    Valmerson, Mocota depois de ver Carlos Arine, Lopes, Geninho, Banazzi e Cerezo trazendo uma decepção atrás da outra, Mocota sem medo de ser feliz declara:

    Ricardo Silva merece uma nova chance.

    Se for para o retranqueiro Ricardo Silva ter um estilo vencedor como os retranqueiros Tite, Vanderlei Luxemburgo, Parreira, Felipão, Mourinho… e voltar a transformar o Vitória novamente em um clube vencedor?

    Que ele seja bem vindo!!!

    De 1999 para cá quem fez uma melhor temporada que Ricardo Silva? Quem?

    Chega de tanto sofrimento.

    Avante Leão!!!

    Curtir

    • Eu, Macota, não vejo somente a campanha de Ricardo Silva como vencedora desde 99, mas também a campanha do PCC, que nos levou por 14 rodadas no G4, e por problemas internos e pela preferência de AP por passar a mão na cabeça dos seus jogadores, fez com que o rendimento do clube caisse e consequentemente a saida do PCC do clube.

      Lógico que a campanha de RS foi mais vitoriosa pelos títulos conquistados, mas não podemos esquecer desta outra campanha!

      SRN!

      Curtir

      • Sou eu mesmo que faço os modelos e projetos do Ideal Mokcups… Estes exibidos até agora no blog são modelos simples, estou trabalhando em modelos mais completos, com uniformes de passeio, de viagem e comissão técnica e os de treino… Estes normalmente eu primeiro enviarei para as respectivas marcas, para depois de uma devida resposta eu publicar no blog, e lógico que em partes…

        No momento estou trabalhando na possibilidade do Vitória para com a Adidas, pois existe chances dessa parceria ocorrer em 2013, caso o nosso Leão consiga o acesso à Série A!

        SRN!

        Curtir

    • Concordo com o que você fala de apoio aos jogadores da base, mas o restante meu amigo, infelizmente não dá!
      Quem é maluco de querer Benazzi e Lopes? Estes devem ser internados!
      Vou te contar a nova de seu protegido Ricardo Silva:

      Você sabia que foi ele que pediu a saida de Geovanni do time? Isso mesmo Geovanni esta sendo queimado a pedido de Ricardo Silva a Toninho Cerezo e pasme novamente, os jogadores estão fazendo corpo mole porque gostam de G10 e não concordam com o processo de afastamento do mesmo.

      Mocota você sabe que eu não seria leviano a ponto de inventar tais questões!

      Ainda deseja Ricardo Silva? Eu o queo bem longe do ECV!

      Curtir

      • Valmerson,

        Sei que você confia muitos nas suas fontes. Mas perdoe o seu irmão Mocota. O problema do Vitória não é Ricardo Silva e sim Toninho Cerezo

        Valmerson, acreditar em corpo de mole de jogador e isentar Toninho Cerezo de culpa pelas loucuras que vem cometendo, Mocota não concorda.

        Valmerson, cite UM time no Brasil que adotou esta estrategia que Cerezo vem adotando em cada jogo colocar um time em campo, que deu certo e virou referencia no Brasil.

        O que existe hoje é um grupo de formadores de opinião querendo desestabilizar o clube para favorecer seus candidatos nas eleições de 2013.

        Você é um dos poucos que esta fora deste contexto. Você mostra os dois lado moeda.

        A maioria dos outros blogs não citou que a direção do vitória vai implementar Plano de Carreira. Será por que?

        Valmerson se é Ricardo Silva quem manda no Vitória por que RS não ordenou que Geovanni fosse dispensado junto com Gilberto, Xuxa, Fernando, Fernandinho…

        Se é Ricardo Silva que manda no Vitória por que depois de Benazzi ele não assumiu o comando?

        Por que Geovanni passou a maior parte da Serie B comendo banco?

        Foi Ricardo Silva que ordenou a Bennazi também ou foi deficiência técnica?

        Se Geovanni foi oscilante em 2011 o que impede dele ser em 2012.

        Mocota solicitou a permanecia de Geovanni. Mas, não descartou a possibilidade dele ter altos e baixos novamente em 2012.

        Valmerson, Mocota confia muito no seu trabalho. Por favor não vamos reviver aquele clima pesado após a Copa do Brasil 2010.

        Tenha certeza que se Ricardo Silva cair fora do Vitória “as fontes” vão inventar outro para crucificar.

        Avante Leão!!!

        Curtir

  7. Ótima análise Valmerson!

    Entretanto, pessoalmente, não gostaria de aguardar por uma derrota no jogo de domingo para que Cerezo saísse do time; quanto mais cedo sair melhor será a adaptação do novo treinador (já que não concordo com a efetivação de Ricardo Silva). A leitura que ele tem feito dos jogos e jogadores tem sido péssima – essa última elogiando Lúcio Flavio é no mínimo parcial para não usar outros adjetivos.

    Quando me refiro à leitura dos jogos não me refiro apenas a este último jogo contra o Serrano mas, a outros que tiveram como culpados o árbitro, o gramado, o calor, as contusões…

    Se ao menos fossem sensatos admitiriam a própria imcompetência e erros.

    Torcendo por um Vitória Forte!

    Curtir

  8. 5Eu concordo em quase tudo com você Valmerson… Seu texto e questionamentos são perfeitos, mas no meu modo de ver só existe uma escalação ideal para o Vitória neste momento. Com o elenco que temos, na minha modesta opinião, a tática adotada deveria ser a 5-3-2, tanto para os jogos de dentro de casa quanto para os de fora de casa; essa é uma tática que preza pelo equilíbrio defensivo, mas que, como falei anteriormente em outro texto, pode surpreender. 3 zagueiros – 2 alas -1 volante – 2 meias – 2 atacantes; Estariamos seguros na defesa, velozes no meio, e com um ataque “tradicional”.

    Meu time titular seria formado por: Douglas, Romário, Gabriel, Victor Ramos, Rodrigo, W. Saci, Uelliton, Geovanni, Tartá, Dinei, Marquinhos ;

    Meus suplentes seriam: Renan, Dankler, Nino (Léo), Mansur, Michel, Lúcio Flávio, Neto Baiano, Rildo;

    Os que “brigariam” por uma vaga no time de suplentes: Gustavo, Alan Henrique, Léo (Nino), Rodrigo Mancha, Arthur Maia, Índio.

    PS: Nino para mim hoje é reserva, está voltando de uma contusão e tem feito muito corpo mole desde a especulação da sua saída para o Galo; Arthur Maia e Mancha ficam de fora por ainda não terem mostrado um futebol de qualidade;

    Curtir

  9. Seja qual for esquema utilizado é necessário, um bom meia. O meio é o coração da equipe, sem ele, o time morre.

    Uma opção seria um esquema com três atacantes, já que os atacantes velocistas poderiam fazer o papel do armador.

    Essa mudança de pensamento só começa quando for contratado um diretor de futebol e um técnico.

    Porque não investir um técnico estrangeiro?

    Um abraço, Valmerson

    Curtir

    • Grande Mocota, SAUDAÇÕES!!!!!!!

      Só uma correçãozinha!

      Geovanni jogou 28 como titular na Série B e mais 7 partidas saindo do banco. No total de 35 participações das 39 possíveis. Já o desempenho dele foi bem fraquinho mesmo. Porém, tenho que admitir, ele jogava mais do que Lúcio Flávio vem apresentando até aqui.
      Como o momento nosso não é dos melhores!!!!! Nossa torcida tá querendo uma solução a qualquer custo e como Cerezo não o escala, começam a procurar culpados e fazer especulações dos verdadeiros motivos da sua ausência nos jogos. E isso não é nada bom…

      ——————————————————————
      Companheiros…

      As coisas no VITÓRIA estão tomando um rumo preocupante. Começam a surgir informações estranhas e desencontradas que só nos trazem prejuízos. A verdade é que o momento não é dos melhores e proliferam notícias que só servem para criar um clima desagregador e de interesse para os nossos antagonistas. Sugiro pensarmos mais nisso, sugiro filtrarmos as informações que possam gerar desarmonia.

      SRN, por um VITÓRIA mais forte.

      Curtir

Deixe um comentário