Chumbinho, Cerezo, G10, Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro

Newton Drummond chegou sem muito alarde e aos poucos foi mudando coisas que pareciam entranhadas no DNA do ECV, acabou com as especulações, com os bondes, com as preferências a determinados seguimentos da imprensa, não hesitou em comprar briga com nomes poderosos da mídia baiana para impor sua filosofia de trabalho, mas acima de tudo mostrou competência na gerencia do departamento de futebol do clube, a sua saída é temerosa e me preocupo que os avanços obtidos em tão pouco tempo, retrocedam as políticas que nunca deram certo no rubro negro. Precisamos de um novo homem forte do futebol, alguém que pegue o projeto de Chumbinho e  o pense como um legado, neste momento a continuidade da profissionalização dos departamentos é tudo que o Vitória precisa.

Cerezo

Demorou, mas parece que acordou, ao escalar o time no 4-3-3 alternando para o 4-4-2 a depender da movimentação de Marquinhos em campo, Cerezo para mim encontrou o melhor esquema tático para o Leão, somente mudaria duas peças: Geovanni em lugar de Lucio Flavio (há muito não tem rendido tudo o que sabe) e Rildo no Lugar de Dinei, outra possibilidade é montar o time que terminou o jogo com Arthur Maia, Geovanni e Marquinhos e ao invés de Dinei, a presença de Neto Baiano que no momento vive um melhor futebol, acredito até que ele tirou Neto para experimentar esta formação que deve iniciar o jogo de domingo já que o artilheiro vai cumprir suspensão.

O professor precisa mostrar coerência e manter o esquema no próximo jogo, só será ponderável as mudanças nas peças as quais me referi e é claro o Retorno de Douglas, pois mesmo com a boa estréia de Renan, hoje o dono da camisa 01 é Douglas, não se pode sucumbir a pressão de que Renan precisa jogar para ser convocado para as olimpíadas, a vaga tem que ser do melhor, e neste momento Douglas vem demonstrando porque tem que ficar com a vaga.

Mansur e Romário gostei muito da escalção dos garotos, ambos possuem boa qualidade técnica e visão de jogo, ainda precisam se aproximar mais ao ataque, quando o fizeram levaram perigo, resta saber se quando Saci e Nino estiverem aptos se os meninos serão mantidos.

Geovanni 10

Muito se especulou sobre Geovanni, disseram haver uma briga entre ele e Cerezo, depois falaram que G10 estava prestes a anunciar sua aposentadoria por causa de um problema crônico na cartilagem do joelho, e por ultimo que ele estava rescindindo contrato para ir para o Mirassol, pois bem, nenhuma das coisas se confirmaram e Geovanni entrou ontem no segundo tempo e deu outra dinâmica ao meio campo do Vitória, mesmo não sendo o camisa 10 nato, para mim hoje esta camisa é dele no Vitória, inteligente, com bom passe e perigoso nas cobranças de falta, Geovanni dá mais mobilidade e possibilidades ao ataque do decano, num esquema com Mineiro, Arthur Maia e Marquinhos acredito que seu futebol irá dar bons frutos, ainda tem o seu favor a vontade e a liderança dentro de campo.

Campeonato Baiano

Não é possível mais errar. O Vitória passou as ultimas duas décadas e meia dominando o estadual de ponta a ponta, o rubro negro se acostumou a ter as vantagens nas finais, é costumeiro que o palco da final da competição seja o Barradão e ao menos que o Leão comece a demonstrar um esquema tático definido e passe a vencer seus jogos, este ano veremos o Leão ter que reverter as desvantagens dos primeiros colocados, falta pouco para os jogos de volta e este é o momento de crescer no campeonato.

Copa do Brasil

Há cerca de duas semanas da competição, o Vitória ainda não a sua força máxima em campo e ainda não dispõe da melhor montagem tática, não podemos cometer o mesmo erro de 2011, o Leão tem obrigação de fazer uma boa competição, ainda mais quando a chave teoricamente coloca possibilidades favoráveis para o Leão chegar longe na competição, mas para isso é necessário que a partir de domingo o Vitória tenha uma postura coesa dentro das quatro linhas, e para isso é preciso coerência fora delas.

Campeonato Brasileiro

A competição mais importante do ano ainda demorará de começar, mas os pensamentos precisam estar focados nela, o Vitória não pode cometer o erro de só ter um esquema e time titular definido após 29 Rodadas, isso custou caro e por isso não conquistamos o acesso, o time cresceu na reta final, mas foi oscilante durante toda a competição e quando se joga a vida e tem toda a pressão por resultados, erros podem ser cometidos e os resultados podem ser trágicos como foi em 2011, por isso ficou a lição e este é o momento de Cerezo mostrar que é capaz de conduzir o Vitória a primeira divisão ao final de 2012.

Saudações Rubro Negras a todos e PEGA LEÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Anúncios

8 comentários em “Chumbinho, Cerezo, G10, Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro

  1. Prezado Valmerson,

    A saída de Chumbinho é, apenas, a confirmação de que o Vitória é um “clube do bolinha”.

    Ridículo e fadado ao amadorismo.

    Pessoalmente, acho Cerezo um completo fiasco.

    Aliás, dos técnicos do Vitória, apenas Chamusca e Carpegianni demonstraram trabalho convicente para mim.

    Por ora, contínuo com saudades de Benazzi.

    Pelo menos, sabia que o esquema era 4-4-2.

    Agora, é 4 volantes num jogo e 3 atacantes no outro.

    Não vejo qualquer coerência nisso.

    Coerência é testar jogadores em um esquema tático definido.

    Sou adepto do 4 – 4 – 2 clássico com 2 volantes e dois meias de velocidade.

    Aliás, qual a coerência é manter Lúcio Flávio.

    O cara é, simplesmente, ridículo.

    Geovani, apesar da idade, demonstrou que jogo um bom futebol por algum tempo do jogo.

    Enfim, se fosse Chumbinho também sairia com uma comissão técnica dessas continuamos dependendo do acaso.

    Quanto a Renan acho que tem que testar mesmo.

    O time precisa de dois goleiros com ritmo de jogo, pois, se na hora da final o titular estiver impedido de jogar, precisaremos do reserva com bom ritmo de jogo.

    Eu colocaria um goleiro para disputar o estadual e outro para disputar a copa do brasil (já que não temos qualquer chance de chegarmos na finais).

    Curtir

  2. Valmerson e demais, leiam a entrevista dada por Chumbinho que saiu hoje no correio do jahia falando de um dos motivos de sua saida do VITÓRIA simpesmente um absurdo que coisas como esta ainda acontecem dentro do clube que se diz pronto para o fututro, talvez agora sabemso porque “nenhum” gestor de futebol principalmente quem vem de fora fique por muito tempo no clube.

    Curtir

  3. Exatamente isso Ricardo. Cerezo esta fazendo aquilo que o “bom senso” pede.
    Veja voce que ja sairam varios jogadores e creio que ainda tem alguns para sair. Ele tem que saber com quem pode ou nao contar para o resto do ano.
    Essa impaciencia dos tocerdores eh decorrente do imediatismo que reina no futebol brasileiro e tambem porque o time de Dias D’Avila esta melhor colocado que o ECV, ai os mais afoitos comecam a cobrar resultados (o que compreensivel).
    Valmerson, nao creio que a escalacao de Renan tenha nada haver com pressao. TC tem que ver em situacao de jogo quem eh quem. So isso.
    Se analizarmos o trabalho de TC friamente veremos que esse eh o caminho.
    Uma coisa temos que admitir, ninguem ira fazer parte desse elenco so pelo nome.
    Sei que alguns irao dizer “..ha, eo o Lucio Flavio?” A resposta eh simples, eh o unico meia verdadeiro dentro do elenco, muito embora lento, mas se voce perceber, ele faz um papel importante no sistema de TC. Antes que me joguem pedra, nao, ele nao eh o ideal, mas no momento eh o que temos. Geovani de meia, muito embora tecnico, nao na da continuidade as jogadas. Arthur Maia…bom, como dizia minha avo, se nao tem nada bom para dizer, nao diga nada.
    Um abraco

    Curtir

    • Jorge eu sou um grande defensor de Cerezo, mas o critiquei quando o Vitória goleou o Juazeiro por ele ter mudado o esquema e depois o elogiei quando mesmo empatando ele voltou ao esquema que goleou o Bahia de Feira, depois ele entrou com 4 volantes no BAVI até justifiquei os seus motivos para isso, mas ninguém deseja que aquilo se repita, acho que o momento é de continuidade, se não Cerezo amargará a demissão em breve. Outra coisa Arthur Maia o qual você não teve palavras para descrever em todas as partidas que atuou foi superior a Lucio Flavio em duas delas começando como titular foi o melhor jogador da partida, mas mesmo assim Lucio tem sido mantido, para mim o meio do Vitória para o proximo jogo deve ser: Michel(Uelliton),Pedro Ken( o que mais se assemelha a Mineiro), Geovanni e Arthur Maia e o ataque com Marquinhos e Dinei.

      Curtir

  4. Só gostaria de relembrar à torcida que, no início do ano, todos nós afirmamos que o Baianão deve ser um laboratório para encontrar a melhor formação para o time da série B. Calma pessoal! É óbvio que vamos nos classificar, no entanto o mais importante é preparar o time para nosso objetivo maior que é retornar ao nosso posto original: a série A! Se o vier o título do Baianão, ótimo! Se não, paciência! Mas não podemos pressionar Cerezo agora. Precisamos deixá-lo experimentar todo o elenco e encontrar a melhor formação!

    Curtir

    • Ricardo o foco deve ser a série B, mas o Vitória não pode cometer os mesmo erros de 2011 chegando no nacional sem um esquema de jogo definido, já estamos a beira da segunda fase do baiano, acabou o tempo de testes, agora o momento é de estabelecer um esquema tático e fazer apenas mudanças de peças dentro deste planejamento, pois se isso não ocorrer nada de entrosamente e sucesso nas competições!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s