Modernização do Barradão(No aniversario de 25 anos do Barradão, relembrando o nosso sonho)

A diretoria do Esporte Clube Vitória esta fazendo de tudo para não ter que deixar o Barradão após a Copa do Mundo 2014, com isso vários estudos estão sendo feitos com o intuito de modernizar o estádio, saibam logo que não será uma nova arena, mas contará com grandes melhorias se o Leão conseguir tirar do papel.

Primeiro uma quebra de braços

O governo do estado e o grupo Arena tentam quase que desesperadamente impedir que o Vitória continue a mandar seus jogos na Toca do Leão, isso porque o desejo é de que o time passe a atuar na Nova Arena Fonte Nova, o que deixaria o retorno financeiro da reconstrução da fonte muito mais viável, mas a verdade é que Alexi Portela e conselheiros não querem abrir mão do Manoel Barradas.

O projeto

exemplo de cobertura com mescla de lona estendida

Parte do projeto do rubro negro já esta garantido, a construção da via expressa: Barradão/Paralela o que trará facilidades no acesso do estádio, somado a isso o clube ganhará um ginásio de esportes, o clube ainda busca uma via expressa com a BR 324.

Dirigentes do clube estudam projetos de estádios da Alemanha e o do Benfica, isso no quesito cobertura, o revestimento em membrana têxtil e em fibra de vidro foram escolhidos, isso porque além de ser moderno, custam muito menos do que estruturas metálicas e de concreto armados, outro fator é que estádios com a estrutura semelhante ao do Barradão em termos de design, possuem este tipo de projeto também conhecido como: “Cobertura de lona esticada”.

Porque não, ir para fonte?

Além do amor nutrido pelo Barradão, existem diversos fatores que fazem com que o Vitória deseje permanecer na sua Toca, o retrospecto do clube é um grande fator, mas questões econômicas também são levadas em consideração:

SOU MAIS VITÓRIA

O plano de sócio torcedor do Vitória é o mais barato do Brasil, isso só é possível por que o Barradão é do clube, manter alguns benefícios também só é possível com a manutenção da casa.

PUBLICIDADE

O clube lucra em muito com as placas de publicidade ao redor de todo o estádio do Barradão, isso é tão serio que com publico superior a 6 mil torcedores o Vitória não tem prejuízos com a realização da partida em seu estádio.

Espelho em Palmeiras, Corinthians e Botafogo

Ao contrario do que muitos pensam continuar no Barradão não é apenas uma questão de vaidade, outros fatores devem ser levados em conta, um exemplo disso é que grandes clubes brasileiros, estão reformando e construindo os seus estádios.

Porque será que mesmo com a reforma do Morumbi(Maracanã e Engenhão no caso do Botafogo) pra copa, Palmeiras, Corinthians e Botafogo decidiram reformar e construir seus estádios?

O São Paulo vai investir milhões no Morumbi, e o Palmeiras vai criar um novo Palestra Itália, já o Corinthians busca uma Arena em Itaquera, mesmo com o Pacaembu tendo reformas de melhorias para ser centro de treinamento para Copa, já o clube carioca que herdou o Engenhão depois do pan americano tenta a todo custo viabilizar a construção de um novo estádio em Marechal Hermes com centro de treinamento e alojamento, nos mesmos moldes do Barradas, porém com projetos de estádio olímpico e piscina olímpica. Por que os grandes de São Paulo e do Rio de Janeiro estão indo na contra mão do que os governantes propõe nos demais estados?

Será apenas por vaidade? Ou realmente será benéfico para os clubes?

Alguns benefícios de ter seu estádio próprio:


Fortalecimento da marca

Lucro com a publicidade

Arrecadação de bilheteria

Sócio Torcedor

Patrimônio

Estrutura de Trabalho

Parceria pode ser realizada com a OAS.

A construtora já patrocina o clube e possui projetos de urbanização e construção de estádios, o clube e a empresa estudam reforçar a parceria iniciada em 2010 com o projeto de modernização do Manoel Barradas, mas ambos esbarram ainda na vontade do governo do estado que conta com a mesma OAS para realizar a nova Arena Fonte Nova, vãos aguardar e ver quem vence a quebra de braços.

SRN

EVOLUÇÃO DO MANOEL BARRADAS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS E PROJETOS DE COBERTURA DE ESTADIO:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Publicidade

36 comentários em “Modernização do Barradão(No aniversario de 25 anos do Barradão, relembrando o nosso sonho)

  1. Pingback: Wagner, governador da Bahia ou do Bahia? | Leão Minha Paixão

  2. A lógica é simples, Vitória tem onde morar, se alguém construiu uma casa que não consegue se manter, não queira obrigar quem tem onde morar a ir viver de aluguel.
    Barradão, nossa casa, nossa vida.

    Curtir

  3. O vitoria tem quer fazer sim uma grande reforma de grande porte ate porque muitos torcedores nao vao estadio pela estrutura, o sol encomoda a chuva nem tanto mas precisamos de conforto e qualifade para que possamos ser socio torcedor.

    Curtir

  4. Mas essas modernizações ira acontecer mesmo Valmerson ? O Barradão se modificará e trará beleza e conforto ao seu torcedor apaixonado ?

    Curtir

  5. Saudações rubro-negras a todos. Não podemos ignorar o fato de que o Barradão, em comparação a outras arenas modernas Brasil a fora( como a do Gremio, por exemplo, e outras que estão em vias de se tornar realidade, como a do Esporte Recife ), é um estádio arcáico que, embora bem cuidado, necessita de mais do que uma cobertura e colocação de cadeiras, além de melhorias nas vias de chegada e saída, é claro, para se tornar uma grande fonte de receita. Em tempos de crescimento econômico de clubes brasileiros, bem como, construção de belas arenas, é indispensável que o Vitória tenha a sua , que seja moderna, versátil e que possa trazer dinheiro para o clube. Não estou dizendo que o ECV deve jogar na Fonte, pelo contrário, penso que ter sua propria casa é de suma importância na cosntrução da identidade de uma entidade esportiva. Contudo, para que se possa rejeitar a Arena FN, é necessário que o Barradão esteja a altura em termos de modernidade, ou pelo menos próximo( A DISCREPÂNCIA ENTRE OS DOIS É ENORME, DIGA-SE DE PASSAGEM ). Não podemos ser pacionais nesse assunto, precisamos deixar o tradicionalismo romantico de lado e pensar no que será melhor para o clube. Devemos cobrar dos dirigentes empenho e transparencia e do governo mais boa vontade para viabilizar uma revolução no Manoel Barradas, ou seja, mais conforto e segurança, pois o E.C.VITÓRIA e a torcida merecem.

    Curtir

  6. Sou torcedor do Sport, achei uma porcaria o comentário bairrista do Bahêano ali em cima… Prefiro ser, digamos, “menos rico” e ter títulos nacionais, mas enfim… Nada contra o Vitória… Mas é que o carinha é escroto! Bom, eu estou puto da vida com essa arena de bosta do Sport… A cara do projeto é ótima, o visual, a modernização… tudo está lindo, menos a capacidade do estádio! 45 mil é brincadeira! Tanto Sport quanto Bahia (as pesquisas dizem que o Sport tem maior torcida, mas eu acho que são praticamente iguais) tem que ter estadio pra, no mínimo, 50 mil torcedores sentados. O Sport ainda vai implantar o “La Curva”, que pode fazer a capacidade subir para 55 mil, através da retirada de parte das cadeiras em determinados setores do estádio. Fico puto da vida, pois aqui na ilha, antes das ampliações mais atuais, já coube 58.600 pessoas! Eh pra se lascar, viu… Arena boa pra vcs se espelharem eh a do Grêmio… essas do Sport e do Palmeiras beiram o ridículo, na minha humilde opinião de torcedor apaixonado e que pensa grande se tratando do seu time.

    _Sport_

    Curtir

  7. uma vez ouvir falar que o Vitória compraria o wet’n wild para fazer a nova arena! sei que ja tem um bom tempo! + gostaria de saber se isso é/era verdade???

    AMO MUITO ESTAR NO BARRADÃO + o acesso afastar a torcida!
    SRN

    Curtir

  8. Saudações torcedores, sou torcedor do BAHÊA gostaria de tomar um pouco liberdade deste espaço, veja o que está planejando o SPORT de RECIFE, se ele pode por que vocês não pode alias vocês são mais rico do que eles na verdade nós baiano somos muito mais rico que o estado de Pernambuco. Sou torcedor do BAHÊA, mas quero vê-lo Vitória com uma arena para nosso futebol crescer ainda mais, Bahêa arena Fonte Nova, Vitória No Barradã0o todo reformado e modernizado….

    O torcedor do Sport pode ir dando adeus a Ilha do Retiro. Esse ano será o último do estádio do leão. No fim de 2011, o mesmo Será demolido. Mas para dar lugar para um maior, melhor e mais moderno. Em entrevista ao repórter André Gallindo, no NETV na Globo Nordeste, o presidente rubronegro Gustavo Dubeux, confirmou que será construída uma arena multiuso no lugar do atual estádio.

    A nova arena do Sport, terá 45 mil lugares, um centro de convenções, shopping e hotel. Fora o estacionamento do clube que deve ser ampliado. Duas empresas estão no páreo para construir a arena. Uma é a portuguesa Lusoarenas. A outra é a Plurisports. O novo estádio deverá custar cerca de R$ 400 milhões e o Sport não botará um centavo na nova construção.

    “O Sport não vai gastar nada. Porque o Sport estaria fazendo uma cessão de direito de superfície. Durante 30 anos o Sport vai ter uma receita de 100% da bilheteria da arena e um percentual das outras obras complementares, como shopping, hotel e centro de convenções. E que depois de 30 anos, fundamentalmente, será 100% do Sport”, explicou Gustavo Dubeux, em entrevista ao repórter André Gallindo da Rede Globo.

    O Sport finalmente, dá fim aos “tempos da caverna”. A modernidade bate na porta e o Sport tem que correr para voltar a ser um dos maiores clubes do Brasil. e como diria o nosso presidente Gustavo Dubeux:

    Curtir

  9. Por falar nisso…

    “Quem vai tomar a decisão é o Conselho. Lógico que o torcedor tem orgulho do Barradão, de chamar de sua casa, e isso vai ser levado em conta”, diz o presidente Alexi Portela Júnior.

    Atual presidente do Conselho e presidente do Vitória na inauguração do estádio, o deputado federal José Alves Rocha é a favorável a ficar. “O Barradão é o nosso futuro sim. Aqui temos total autonomia. Ir para a Fonte Nova pra ter direito a parte da bilheteria não é vantajoso. E as outras receitas? Ficará com terceiros?”.

    No caso de evitar a mudança para o estádio de Salvador na Copa 2014, Portela Júnior imagina “que o Barradão possa virar uma verdadeira arena, fechado de arquibancadas e com mais de 100 camarotes. O projeto está pronto e falta dinheiro ou alguém que queira investir como aconteceu com Grêmio e Atlético-PR”, diz, cobrando melhora no acesso.

    Paulo Carneiro, presidente na reinauguração, tem opinião menos animada: “O Vitória deixou o cavalo selado passar, como o jahia, pois não é o operador da Fonte Nova. Se Wembley, o mais tradicional estádio do mundo, foi demolido, por que o Barradão seria intocável?”. Para Carneiro, pelo momento, requalificar Pituaçu é a melhor saída.

    Fonte: Correio

    Curtir

  10. Valmerson, é um alento saber que algo está sendo planejado! Agora também temos que ter em mente que vai chegar uma hora (se já não chegou) em que a diretoria vai ter que se posicionar a respeito de mandar seus jogos na Arena Fonte Nova, ou não, e em caso de a resposta ser não, não há como voltar atrás, O PROJETO VAI TER QUE SER REALIZADO. O que também preocupa, além das obras no estádio, claro que demandam dinheiro, esforço, vontade, etc, é a questão do acesso, e isso não depende diretamente do Vitória (principalmente o Vitória desagradando os poderosos…). Confesso que espero muito por uma solução que una o ÚTIL AO AGRADÁVEL… E aproveitando a questão e a data, este 11/11/11, aproveito para reafirmar o meu apreço pelo Barradão, são tantos jogos, tantas tardes, tantas noites, tantas lembranças, tantas emoções… Amanhã é dia de mais uma vez, e especialmente, o Barradão ser aquela festa que só nós sabemos fazer (gostou, Mocota? rs), e sairemos todos felizes (também com a valorosa ajuda do Goiás), amém!

    SRN

    Curtir

  11. o vitoria ja provou a muiti tem que e o melhor tima da Bahia
    e tem que ter um lugar a sua altura, altura de tive grande e onganizado como
    sempre foi, e sei que vai consegui vence mas esta luta nacional !

    Curtir

  12. Prezado Valmerson,

    I. O ABC conseguiu fazer o estádio mais moderno do nordeste e nossos dirigentes alegam dificuldades para modernizar o Barradão.

    II. De qualquer modo, gostaria que você esclarecesse algumas peculiaridades:

    – O projeto de modernização da toca (com estacionamento, ginásio e três campos de futebol segue o modelo do projeto parcialmente executado pelo Sr. Paulo Carneiro que previa os três campos atuais e 6 na parte do contorno do estádio).

    – Já existe ampla ou maquete acerca do atual projeto (atrasado há mais de 20 meses).

    – Onde seria o estacionamento.

    – A transparência, aliada a inteligência, pode resultar no apoio da torcida e patrocinadores no engajamento do projeto.

    Cito algumas campanhas de arrecadação de clubes que podem ser formatadas para nossa realidade:

    – Ceará e Flamengo criaram a campanha do tijolinho. O último afirma ter arrecadado mais de 1 milhão.

    – Fortaleza criou “posto de arrecadação de notas fiscais” (deve ter algum convênio) e passou a utilizar o estádio alcides campos.

    – A Portuguesa lançou uma “caixa de madeira sofisticada alusiva aos 90 anos” (são 90 caixas) onde os torcedores pagaram para levar para casa uma camisa personalisada, um relógio tissot com o escudo do clube, um pingente de prata, um cartão e uma moeda com lembranças sobre as conquistas do clube (valor da caixa. R$ 6.000 à vista – dividem em até 10 parcelas).

    – O atlético/ pr assinou contrato com a kyocera para conclusão da arena da baixada.

    – o atlético/ bilbao fez contrato com a umbro para divulgar seu nome, no período do contrato, como atlético/ umbro.

    Curtir

  13. Mais como o atletico – pr consegiu construir a arena ? o atletico nem tem tanto dinheiro assim ou tem ? mais o vitoria poderia assinar com uma empresa para fazer uma arena e pagar a ela com publicidade ! valeu

    Curtir

    • Lucas, existe fatores financeiros que devem ser levados em conta, se o projeto sairá do papel isso só a diretoria do ECV pode te responder.

      Curtir

    • A matéria é muito boa, gosto muito da parte em que Alexi Portela diz que não tem interesse em sair do Barradão para ir para Fonte Nova, fala do crescimento do clube e da vontade da torcida e dos conselheiros.

      SRN

      Curtir

  14. *Se essa informações são verdadeiras,como teve essas informações, pq outro meios não quiseram divulgar esse projeto?

    * a fonte que te deu essa informações são seguras? Devemos lembre que está chegando os tempos de eleições no clube;

    *Sobre o ginásio de esportes, terá arquibancada e o acesso para a torcida, como acontece no barradão?

    OBS:não estou te contestando, pois sei de sua credibilidade e seriedade, pergunto por pura curiosidade

    Curtir

    • Gustavo, quem me contou foi um conselheiro do clube, não há nenhuma questão de sigilo na noticia por isso utilizei no blog, outras mídias falaram do projeto, Sinval Vieira comentou antes da equipe gol sair da Tudo FM, e voltou a falar que viu o projeto e que se agradou muito do mesmo na Transamerica, talvez por causa das questões justamente politicas que tem aparentemente aborrecido muito a Sinval que volta e meio reclama da exposição de seu nome como possivel candidato da oposição, fizesse com que eles não continuassem com a divulgação, mas aconselho a você e qualquer um que quiser mais informações a ligar para o programa e pedir informações.

      O Ginásio terá arquibancada e acesso para torcida, não me recordo o publico que foi divulgado pelo clube, mas se não me engano foi 10 mil lugares. procura em mais noticias no site oficial que tem por lá.

      Gustavo, sem problemas pode questionar sempre, como disse só divulguei por confiar na informação do conselheiro e por ouvir na resenha esportiva, daí eu me aprofundei e fiz o post para que todos ficassem sabendo.

      SRN

      Curtir

      • Valmerson eu recentemente ouvi o Paulo Cerqueira na Metrópole FM falar dessa reforma e sobretudo da cobertura.
        Ele disse que já viu detalhes que batem com o que você colocou aí, como a cobertura em lona esticada.
        Falau que faltava pouco para o negócio ser anunciado.

        Ele comentou isso num dia chuvoso antes de um jogo e abordou a necessidade de cobertura do estádio nessas condições.

        Curtir

      • José, ele citou antes do jogo contra o Palmeiras, estou no aguardo por novas noticias.

        Curtir

  15. Colocando a cobertura, cadeiras e terminando aquele prédio dos vestiários com camarotes já fica um bom estádio.
    Esse ano já anunciaram melhorias no estacionamento, construção do ginásio e novos campos do CT.
    A Via Expressa queira Deus que saia mesmo do papel.

    Não podemos nos desfazer do Barradão de nenhuma maneira.
    É o nosso porto seguro.

    Na Arena Fonte Nova só acho válido jogar os grandes jogos.
    No Barradão os pequenos e médios, até uns 25 mil torcedores em cadeiras está ótimo.

    Curtir

  16. Valmerson,SRN.Porra cara, só de pensar nessa evolução,me sinto mais orgulhoso ainda de torcer pra um time que apesar das dificuldades,consegue se erguer com as próprias pernas. O projeto é sensacional,independente de arena ou não.O barradão já é mais uma história do nosso vitória,e que jamais posso imaginar um abandono precoce.Vamos torcer para que tudo der certo.Agora!precisamos ser mais participativo.Comparecer em bom número,participar dos jogos e podermos cobrar com dignidade e ser um sócio que é obrigação da NRN.O que mais nos prejudica, é sem dúvida o acesso,mas que com tempo acabará sendo solucionado.Parabéns pela matéria,ficou ótima.

    Curtir

  17. Independente de ser uma nova arena ou apenas uma modernização,o que realmente importa e que possamos permanecer com o nosso barradão.Foi no nosso estádio que mudamos os rumos do futebol na Bahia,adquirimos respeito e passamos ao nosso rival,a pecha de sofredores.

    Curtir

  18. Nem pensar em abandonar o Barradão! hoje, bastaria um pouco de “bom senso politico” (???) em melhorar o transporte e o publico duplicaria ao de hoje! costumo ir ao Barradão de ônibus e, garanto a qualquer um, voltar depois dos jogos e um dilema um suplicio, uma verdadeira via crucis, além da má vontade do poder publico, ainda tem de motoristas aliada ao vandalismo, infelismente, de boa parte da torcida!

    Curtir

  19. Eu sou a favor da manutenção do barradao. Nao podemos jogar fora o estadio que nos projeta a tantos anos no cenario nacional. é graças a ele que somos um grande clube hj.
    Acho que uma grande modernização tem que ser planejada para o barradao.
    Temos que transformar o barradao em uma Arena.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s