Mais uma prova do Amadorismo e desrespeito ao ECV e seu torcedor

Estava com um texto pronto, quando li e não pude deixar de publicar aqui o texto do ex- vice presidente do ECV, sobre a maneira como a diretoria atual conduz o Vitória.

POR:Walter Seijo no Jornal Tribuna da Bahia

Tivemos durante o período de dezoito anos as duas faces da mesma moeda, o Esporte Clube Vitória (ECV), que encontramos geridos como um clube amador e a implantação de uma gestão profissional até culminar com a profissionalização plena no Vitória S/A.

Antes de nós, vários rubro-negros de imenso valor passaram pelo clube mantendo o mesmo modelo, como sabemos os resultados foram os esperados levando-se em conta o modelo. Aos que por lá passaram os nossos aplausos e maiores reconhecimentos. Tratavam com profissionalismo e enorme competência os seus negócios particulares e o ECV como Hobby. Ora, como sabemos, não obteremos jamais resultados diferentes se continuarmos a fazer da mesma maneira.

Mudamos o modelo, mesmo ainda na gestão do ECV e os resultados apareceram, não só dentro do campo quanto também e principalmente, fora dele. Seria cansativo enumerar os resultados que foram obtida, modéstia a parte, espetaculares.

Neste momento de mudanças profundas e velozes em todo o mundo, fica flagrante quando uma organização patina em modelos superados e arcaicos, particularmente no mundo do futebol profissional onde ainda tem quem persista no amadorismo, colocando as migalhas do seu tempo para uma atividade que requer imersão e concentração absoluta por todas as razões, sendo uma das mais importantes o fato de ser uma atividade extremamente competitiva, pois se trata de um jogo.

É urgente profissionalizar, independente de quem seja, tem que profissionalizar, não há outra alternativa.

O Vitória é muito grande, parou no tempo, é necessário voltar a crescer urgentemente sob pena de se tornar um nanico no mundo da bola. Independente das pessoas e seus projetos pessoais, o mais importante é a instituição e as gerações futuras não estarão dispostas a pagar o preço que a minha geração pagou. Vou me abster de criticar, vou focar no presente e constatamos facilmente que estamos perdendo muito do que conseguimos, e pensem bem, com muito, mas muito mais dinheiro do que dispúnhamos durante a nossa época.

Walter Seijo é ex-vice-presidente administrativo e financeiro do Vitória.

10 comentários em “Mais uma prova do Amadorismo e desrespeito ao ECV e seu torcedor

  1. Prezado Valmerson,

    Texto interessante.

    Não sou a favor da volta de ex-dirigentes.

    No entanto, como frisou o texto, não se pode admitir que um clube seja o hobby do seu presidente.

    Sou contra o “clube empresa”.

    Acho melhor o modelo do Inter em que o clube é uma associação que elege seu presidente (que deve ser bem remunerado para esperar do mesmo a dedicação necessária ao desempenho da função).

    Recordo do post, preparado por você, sobre a dúvida entre Barradão X Fonte Nova.

    No início, era irredutível a favor do Barradão.

    Recordo que, e, 2009, fiz um comentário no blog do marketing do Vitória que minha dúvida seria entre Pituaçu e Barradão.

    Ricardo Azevedo, ou os assessores, nada disseram de concreto na época (vamos ver, estudaremos as viabilidades, enfim, típico comportamento do “jeito Alexy de governar”).

    Posteriormente, em razão da opinião expressada por Larissa (blog do globo esporte) e de Paulo Carneiro, fui convencido de que a Fonte Nova seria o ideal.

    Mocota, recentemente, levantou a idéia de que Pituaçu (Novo Barradão da Paralela) seria o ideal para nosso clube.

    Pessoalmente, simpatizo com a idéia, principalmente, porque Pituaçu é melho localizado que o Barradão, é mais bonito, foi remodelado e tem um custo operacional similar ao nosso Estádio.

    A razão é que, constatando as dificuldades do Botafogo ter receita com o Engenhão (que já chegou a custar 700 mil mês) o Vitória teria dificuldades na Fonte Nova.

    Acho que o Vitória deveria analisar a possibilidade de trocar o Pituaçu pelo Barradão (e o terreno ao lado do Estádio) onde poderia ser construída uma “Vila Olímpica” para adquirir o Estádio do governo.

    Solicito que você, como mediador e pesquisador, busque

    Curtir

  2. …e as gerações futuras não estarão dispostas a pagar o preço que a minha geração pagou.Achei perfeito essa colocação do walter Seijo mesmo porque o torcedor de hoje não é o mesmo de ontem,mais os dirigentes e as suas mentalidades de ontem,continuam sendo as mesmas de ontem.Nossa diretoria pode ter muito boa vontade com a sua política de pés no chão mais como fora muito bem frizado,trata se de um jogo e em jogo não se entra para perder.

    Curtir

  3. Olá Valmerson,

    Eu sinceramente, acredito que o Vitoria está sendo conduzido por um homem serio e com boas intenções. Tenho certeza que o que vem atrapalhando o desempenho de Alexi, como falei aqui anteriormente,é MARKETING.

    Acho que devemos achar uma alternativa para conduzir a direção do Vitoria, ao caminho certo.

    Por exemplo. Como se comportará o Vitoria antes, durante e depois da Copa de 2014?

    Acho que seria interessante fazer um grande debate, URGENTE, na net. Cada blogueiro postaria o resumo das ideias e depois a NAÇÃO correria atras para que algo fosse colocado em prática.

    Acreditem em mim. A torcida se manifestando, apontando o caminho a seguir, será muito mais benéfico para o clube que ficar vaiando durante os 90 minutos o time e a direção.

    Acesso/2011- 35.000 SMV/2012 – Libertadores/2013 – Arena Novo Barradão/2014 – Avante Leão!!!

    Curtir

  4. Caros amigos,
    Infelizmente, contra fatos não existem argumentos, resta escolher entre uma administração duvidosa ou uma incompetente ! Pobre de nós. Abr

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s