[Vitória] Um clube auto-sustentável

Agregar as ações de marketing ao potencial da torcida


De acordo com os dados divulgados por empresas especializadas em pesquisas, o ESPORTE CLUBE VITÓRIA, possui cerca de 3.000.000,00 milhões de torcedores no país, o que corresponde há 1,3% do total de pessoas que afirmam possuir algum tipo de vinculo para com determinado clube, estamos no mesmo bolo de: Santos, Botafogo, Bahia, Sport,Goiás, Coritiba, e Náutico que possuem cerca de 2,4% à 0,94% tendo como base os mesmos dados. Há pesquisa ainda revela os perfis de cada torcida, e constata que o Leão da Barra é um dos clubes de maior crescimento de torcedores na faixa de 12à 18 anos (tido como torcedor do futuro, por se tratar da nova geração que acompanhará ao clube nas próximas décadas) com taxa de crescimento de 10% ao ano. Logo investir no rubro negro é uma ação bastante propicia para as empresas que buscam divulgar a sua marca, pois estes aliam a sua empresa a uma marca solida e em constante crescimento.

Investimentos nas Divisões de base

Outro fator que demonstra o grande potencial do melhor clube do norte-nordeste, é a forte capacidade de revelar novos talentos, o que além de reduzir despesas de contratações e altos salários, fortalece a marca no mercado e gera receita com as vendas (Hulk, David Luiz, Obina, Marquinhos, Willians Santana, Victor Ramos, Wallace, e Anderson Martins), são alguns exemplos desta política que precisa ser aperfeiçoada a fim de maximizar os lucros do clube, mas para isso é preciso mudar a política de valorização (investir no marketing: Fabrica de Craques: A MELHOR DIVISÃO DE BASE DO BRASIL e enaltecer as dezenas de títulos conquistados em diversos países), e aumentar os investimentos no setor.

O potencial do fator patrimônio

O Vitória começou a crescer quando vislumbrou no patrimônio a possibilidade de se tornar um clube com maior potencial, isso ocorreu, mas as políticas de desenvolvimento do patrimônio do Esporte Clube Vitória, são quase que extintas atualmente, perceber que Barradão e Toca do Leão é um complexo com capacidade para maximizar receitas é extremamente importante, pois poucos clubes detêm estruturas próprias de tal porte no país, além do alto potencial de publicidade, existe a diminuição das despesas (não há despesa de aluguel), provoca um processo de fidelização e propicia ainda mais as ações de sócio torcedor, uma vez que possibilita praticar preços mais acessíveis aos torcedores.

AÇÕES DE MARKETING

Potencializar o programa de sócio torcedor através de políticas de vantagens e aumento das divulgações.

Promover ações de benefícios para torcedores no interior.

Fortalecimento da parceria marketing – futebol, o que alavanca o programa de sócio torcedor e publico avulso.

Fortalecimento das ações de divulgação do futebol, divisão de base e esportes olímpicos.

Explorar novos campos

Não é surpresa para ninguém o potencial da cidade de Salvador para eventos musicais, dentro deste mesmo âmbito, temos grandes artistas que professam um sentimento de amor ao Vitória, o que somado ao perfil festeiro do baiano, abre um grande leque, para as atuações do rubro negro no universo do axé music, voltar a ter um bloco de carnaval, criar um camarote e promover festas com estes artistas durante o restante do ano é uma boa área pra investimentos e pode ainda mais alavancar o programa de sócio torcedor.

Agora tendo em vista todos este requisitos, podemos perceber que o Vitória é um clube auto-sustentável,e que não necessita de dinheiro vinculado há presidente e diretores,engessando o clube para possibilidades de crescimento, outro fator que demonstra e reforça os argumentos, é que nunca o rubro negro arrecadou tanto como em 2010.

TABELA COM RECEITAS E DESPESAS DO ECV

16 comentários em “[Vitória] Um clube auto-sustentável

  1. Pingback: E aí Vitória como e quando será? | Leão Minha Paixão

  2. Pingback: A fábrica de craques é a solução | Leão Minha Paixão

  3. Valmerson, vc é um eterno sonhador coisa que também já fui um dia mas graças a Deus acordei e estou vivendo a realidade que esta diretória quer, pois é inadimissivel o que eles vem fazendo com o clube (ou melhor o que não vem fazendo) como pode continuar nos enganando que fara contratatões de bons jogadores e o que vimos até agora foi as mesmas bombas de sempre jogadores desconhecidos e sem referencia e ainda o presidente retira do clube R$ 4.000,000.00 e sai de licença quando mais se precissa tanto do dinheiro quando da “sua presença”(?) será que realmente ele precissava sair de licença com este dinheiro ou precissou deste dinheiro pra sair de licença até concordo se colocou do dele tem que tirar de volta mesmo mas realmente este é o momento ou seria melhor reinvestir este valor no clube ou ele não confia no time voltar a 1ª divisão no final do ano? MAs mesmo assim estarei amanhã la no MONUMENTAl vendo o time sofrer pra tentar ganhar o Conquista só espero que não seja com diferença de mais de um gol senão poderemos chegar a ultima partida do ano com o mesmo time que terminou o Bahiano como foi em 2010 quando fizamos um campeonato sofrivel mas ganhamos e uma boa copa do Brasil sendo segundo, pois vice é pro time de itinga.

    Curtir

    • Geraldo, acredito que você não compreendeu a minha intenção com o texto, eu quis mostrar para muitos torcedores,jornalistas e etc que a politica de pés no chão é uma falacia e que podemos crescer, ao contrario das declarações de pessoas ligadas ao clube.

      Curtir

  4. Prezado Valmerson,

    Excelente texto. Idéias que, se praticadas, poderiam conduzir nosso clube a uma posição de destaque.

    No entanto, estamos longe de profissionalismo.

    O ECV, no momento, não passa de um time sem organização e sem perspectivas

    Conta com um Diretoria incompetente e uma “torcida imediatista”.

    Hoje, estamos atrás de Bahia, Ceará e Sport.

    Bahia e Sport pela conquistas históricas ao longo de anos.

    O Ceará que, além de organizar o clube, investir em infra estrutura e permanecer na série A, elaborou um arrojado processo de adesão de associados e, agora, lançou uma revista oficial periódica denominada 1914 (em alusão ao ano de fundação).

    Se nada for feito, em breve, seremos suplantados pelo “modesto ABC”.

    Por enquanto, eles ainda não tem dinheiro para alçar voos expressivos no futebol.

    No entanto, a estrutura deles é melhor que a nossa (basta ver as fotos do Estádio Frasqueirão) e o site deles é 1000 melhor que o nosso.

    Enquanto isso, o Barradão continua com limitações antigas e conhecidas.

    Apesar da pseudo informação que o clube “investiu 3,6” no Barradas (é isso mesmo ?!?!), o que se vê é aquelas ladeiras intermináveis, escadarias espremidas, um prédio administrativo e de imprensa desestruturado e um pasto como campo de jogo.

    Se não fosse feito investimentos maciços no futebol, em determinado ano, para aplicação em infra estrutura (reforma do barradão, construção dos campos da base, ginásio e estacionamento) a torcida poderia aceitar.

    No entanto, abandono da estrutura e desprezo pelo time é o fim.

    Aliás, a construção do ginásio e dos campos do CT já viraram motivo de chacota.

    Curtir

  5. Ótimo texto Valmerson, o problema é que enquando AP estiver no comando do clube pensaremos como time médio.

    O Mkt está abandonado a anos, não vejo sequer outdoors nas ruas com a marca do clube (algo que custa no max uns 50 mil)…o time está entregue, e as disputas internas estão nos afundando!

    Quando a questão é contratação só vemos vexames. Falam em nomes antes de assinarem, foi Vinicios Pacheco (no gremio voltando pro fla), Pedro Ken, Fabiano (acertou com avaí). Jogadores com contrato em vigência querendo sair, ninguem quer jogar no Vitória, Neto Coruja já disse que não renovará… alguém poderia explicar o que está acontecendo? Alguém aí tem dúvidas que o barco está à deriva??

    SRN

    Curtir

  6. Gostei muito do seu post. Mas no jogo em que o Vitória perdeu, todos os blogueiros meteram o pau no time…

    Agora o time ganha, e só um blogueiro faz um texto comentando o jogo… isso é justo?

    Faz um post falando do jogo aí Valmerson!

    SRN

    Curtir

    • Deivid,se você olhar eu não fiz texto depois da derrota contra o Colo-Colo referente ao jogo,justamente porque acredito que a partir do proximo jogo é que o time vai mostrar quem realmente é.

      Curtir

      • De fato Valmerson, acho que você está certo, e o jogo de amanhã vai ser um divisor de águas… é claro que o time ainda vai estar bem imcompleto, mas já dá pra ter uma noção se teremos um Vitória competitivo ou não para o campeonato baiano a partir de amanhã, e destaco 3 motivos:
        1. Depois de 3 jogos, já dá pra pegar ritmo.
        2. Não teremos ainda a estreia de todos os contratados, mas será muito bom para ver o treinador terá boas opções de banco, o que é muito importante, ter elenco…
        3. O Vitória da Conquista neste momento está muito mais qualificado do que o Juazeiro, sendo na minha opinião a grande força do interior, junto com o bahia de Feira.

        No mais, gostaria de divulgar aqui um texto do nosso amigo, Reinaldo, que achei muito bom:

        http://diario.esporteinterativo.terra.com.br/vitoria-ba/sem-categoria/vitoria-casa-da-mae-joana/comment-page-1/#comment-544

        Curtir

  7. Olá Valmerson,
    Eu estou com essa linha de raciocínio. Já postei diversos comentarios em diversos sites citando dados especulativos, é verdade, inferiores aos seus em expressão, mas, nesta linha de que o marketing do Vitoria deveria explorar mais o potencial da torcida. Esta é que é a verdadeira patrocinadora do clube. Infelizmente a diretoria não acredita nisso, não convoca a torcida para participar das ações de crescimento patrimonial do clube e também não acredita que podemos ter um quadro social muito maior. Pensar em 20 mil SMV, qunado nós temos uma torcida que miserávelmente beira 1,5 milhão, é pensar muito pequeno. Espero que o novo Diretor de Marketing tenha uma ação mais firme, positiva, otimista e corajosa.
    Saudações rubronegra

    Curtir

  8. Moro no interior e gostaria muito de participar e ajudar meu clube. queria participar da Promoção sórcio torcedor….a diretoria de markiting deveria intensificar essas ações aqui no interior principalmente em Gandu-ba e região temos muitos torcedores aqui e com certeza vão aderir essa campanha.

    Braços !
    Dorival Junior

    Curtir

    • Dorival, a expectativa é de que o marketing passe a enxergar desta forma,aindamais quando os torcedores do interior estão crescendo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s