[Barradão x Arena Fonte Nova] Tradição x Modernidade

O interessante é que o blog Leão Minha Paixão faz um ano exatamente hoje, e há quase um ano atrás, um dos textos que iniciaram este trabalho tem o mesmo título da postagem atual, quando ficou definido que a Fonte Nova iria se transformar num grande complexo esportivo e de entretenimento, eu promovi esta discussão sobre em qual estádio o Esporte Clube Vitória deveria mandar seus jogos a partir de 2014? Veja o que mudou de lá para cá.

Existia uma expectativa muito grande de que o Barradão pudesse ser reformado e ganhar também o conceito de estádio Arena, ainda mais quando: senador, deputado e prefeito se mobilizaram para a criação da via expressa Paralela- Canabrava, orçado em 13 milhões de reais e quando espanhóis visitaram a Toca do Leão, e especulava-se sobre a criação de hotéis no complexo da toca por causa dos usos das seleções que viriam jogar em Salvador durante a copa, e treinariam no Barradas. Aliado a isso estava o antigo projeto do clube em construir o seu estádio arena e tudo passava a idéia de que algo pudesse ser feito neste sentido, mas infelizmente não foi.

A verdade é que a localização do Manoel Barradas atrapalhou qualquer possibilidade de investimentos deste porte, e a tendência é que o nosso complexo seja fortalecido ainda mais como centro de treinamento, com o ganho de um campo com mais de 35 mil lugares. Existe ainda a possibilidade de arrendar o Barradão, coisa que não quero de forma alguma.

Não Precisava ser assim

Alexi Portela e sua cúpula viajaram a Holanda para fechar o contrato de participação do Vitória no consorcio arena Fonte Nova, mas fizeram isso as escuras sem comunicar ao torcedor, temendo as criticas por causa do amor que o mesmo nutre pelo Barradão, mas a verdade é que não precisava ser desta forma, a diretoria deveria convocar uma coletiva de imprensa e deixar claro para o torcedor rubro negro quais as vantagens do clube em participar deste projeto, creio que as coisas seriam muito mais fáceis, logo você Alexi que critica veemente a antiga gestão por fazer as coisas de baixo do pano? .

Tem que vender Caro

É imprescindível a participação da dupla BAVI para o sucesso do consorcio, mas o Bahia não tem alternativas e já aceitou o que lhe foi oferecido, até mesmo por não ter como barganhar e estar nas mãos do governo que detém as duas possibilidades do tricolor(Pituaçu e Fonte Nova), já o Vitória pode e dever pedir maior retorno do que o rival, o Leão esta sendo convidado a participar e tem que deixar claro que esta deixando a sua casa, onde teve muito crescimento nas ultimas duas décadas e que não pode abandonar  pelo mesmo valor do Itinga, a participação do melhor do norte-nordeste tem que ser cara, altamente lucrativa pra justificar a saída de casa, ainda mais que como eu disse, eles dependem do Vitória.

Temos que repetir o feito

A verdade é que o coração aperta, mas em determinados momentos temos que fazer renuncias, e neste momento temos que renunciar do tão apaixonante Barradão, lugar de muitas glorias e alegrias, mas não podemos se desvencilhar do modernismo que esta chegando com as novas arenas e ver a chance de crescer ficar por conta somente do nosso rival, além do mais, estava vendo que a questão da divisão de estádio vai ser quase geral: Minas, Rio Grande do Sul, Paraná( Eles querem fazer do Arena Kyocera ainda mais avançado para Atlético e Coritiba), Bahia, Pernambuco e Brasília serão nestes contornos, no Rio isso já ocorre e vai ficar ainda mais forte, Já em São Paulo, Corinthians e Palmeiras estão com projetos independentes para os seus estádios, o que deve polarizar as coisas. Existe a vaidade e outros motivos mas a verdade é que assim como nos outros estados Vitória e Itinga devem sim fazer esta parceria de consorcio da Arena Fonte Nossa, é necessário lembrar na época da própria construção do Barradão, quando muitos acharam loucura, mas a verdade é que crescemos 100 anos em 20.

Hora de acertar as contas

A maior fase do nosso rival sobre nós foi justamente lá, é bem verdade que nas ultimas duas décadas eles foram fregueses, mas eu quero ter a supremacia no único lugar onde o Vitória ainda não conseguiu ser soberano, já o somos no Barradão e em Pituaçu, chegou a hora da tríplice coroa na Fonte Nova e acabar com a ultima mentira de que aquele lugar é a casa do Bahia, pois todos sabemos que o Jahia não tem casa… É tricoletes mais um argumento que vai cair por terra logo, logo.

Alguns problemas para o Leão

O Esporte Clube Vitória lucra no Manoel Barradas com publicidade ( aluguel de placas e divulgação de outras marcas, a exemplo da Rede Habib’s), não tem custos de aluguel e outra despesas necessárias para mandar os seus jogos, e sobretudo os preços do programa de sócio torcedor: Sou Mais Vitória-SMV, são acessíveis de tal forma por causa do Barradão, em outro estádio os custos para isso será bem maior, e a tendência é que os preços seja reajustados de forma proporcional, e isso preocupa o crescimento do SMV ou até mesmo a diminuição do numero de sócios.

PS: Vai ser muito triste ter que deixar o Barradão, mas infelizmente é necessário, este é mais um motivo para ganharmos a copa do Brasil e eternizar o nosso estádio na história, temos que fazer uma grande festa de despedida.

PS2:Próximo post desta serie TV BAHIA X RECORD, Campeonato Baiano e Copa do Nordeste

PS:3 Obrigado pelo apoio e por fazer parte desta história, já faz um ano de Blog Leão Minha Paixão, e os dados para mim são surpreendentes, 167 posts publicados, com cerca de 75mil visitas em 12 meses, a cada um fica o meu sincero agradecimento…

SRN.


http://valmerson.wordpress.com/2009/06/10/barradao-reformado-ou-nova-fonte-nova/

About these ads

23 comentários em “[Barradão x Arena Fonte Nova] Tradição x Modernidade

  1. Eu acho que o E.C.Vitória tem que deixar de pensar feito clube pequeno e investir em seu patrimônio como fez o Atletico-PR, Coritiba, Bahia até 1990 e alem de outros “grades” que não vou citar… tem muita gente que vai falar Bahia… infelizmente é antes do itinga conquistar o titulo de 88 ele fez o fazendão que na época era o melhor centro de treinamento do Nordeste, O Atletico-PR construiu a Arena e depois foi campeão brasileiro e o Vitória continua inerte se achando o bom porque conquistou títulos baianos, mas quando chega no brasileirão monta um time de segunda ou terceira e fica contando com a sorte… sou totalmente contrario a jogar em outro local e a dividir qualquer coisa com o itinga (já não basta o titulo de 99). Eu acho que o Vitória tem que fazer a AV. Toca do Leão (ligação Barradão x Paralela) e reformular todo o Barradão… não precisa fazer uma arena multi-uso e sim fazer um estádio de verdade. Barradão reformado é nosso e arena feita pelo Governo da BaÊa tenha certeza que nunca será nosso… não vamos poder dizer “vamos jogar em nossa casa”. O Vitoria tem que pensar feito time grande e deixar essa murrinha de time pequeno.

  2. Saudações rubro-negras a todos. Amigos, a construção da arena de São Paulo ainda não saiu, e um dos principais motivos é que o governo de lá anunciou que não colocaria um centavo do dinheiro público no negócio, pois bem aqui já está tudo definido o governo entra com uma quantia considerável em se tratando de um estado em que falta muita coisa e além disso vai entregar o controle do emprendimento para um grupo privado que busca a viabilizaçao do seu negócio para isso espera contar com a participação da dupla BAVI. Amigos eu já ouvia queixas dos nossos rivais que diziam ser muito caro jogar na velha fonte nova, agora ensaiaram cobrar R$ 50,00 em pituaçu o que os torcedores deles chamaram de absurdo, quanto custaria jogar na tão esperada arena? e se tivermos um prejuízo técnico? utilizar o Barradão apenas para pequenos jogos é o que pregava no passado a imprensa tricolor. Um abraço.

  3. 1 – valmerson , eu queria saber se o vitória vai precisar sair mesmo do Manoel Barradas , mais se for o caso da gente não ter uma arena , o vitoria poderia comprar um terreno na av . paralela onde tem varios terrenos bons para a construção de um estadio e nós torcedores contribuiamos com a construção da arena , como aconteçeu com o ATLETICO – PR . 2 – O barradão é um estadio bom mais não tem estrutura alguma , localização horrivél , não tem avenidas boas , e eu acho que seria muito melhor que o vitótia botasse os seu terrenos para vender , e comprar outros na av . paralela pois tem terrenos grandes , bem localizado (etc) . 3 – E se o vitoria fizesse isso concerteza a massa rubro – negra ajudaria na construção de uma nova arena para nosso time .

  4. Valmerson , nosso ESPORTE CLUBE VITÓRIA precisa urgente de uma reforma no MANOEL BARRADAS , mais ai fica á pergunta .. porque o vitória não faz logo uma arena ? pq não assina com a OAS pra fazer isso ? o vitória tem capacidade pra fazer uma arena ! como o atletico – PR com aquele belissimo estadio de futebol . E A GENTE TORCEDOR DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA NO BARRADÃO CAINDO OS PEDAÇOS . sendo um dos unicos estadio que a escada e o acento ! PRECIZAMOS DE UMA ARENA NO LUGAR DO BARRADÃO , tipo fazer uma arena em cima do barradão . ME EXPLIQUE SE O VITÓRIA JÉ TEM ESSA INTENÇÃO ! E TORÇO PELA NOSSA ARENA !

    • Lucas, o Leão já esta com o projeto de modernização do Barradão, colocação de cadeiras, cobertura, ampliação da capacidade e muitas outras melhorias, mas isso esta dependendo muito do Governo do estado que não deseja liberar a construção para que o Vitória passe a mandar seu jogos na Fonte Nova, com isso a parceria entre o Vitória e a OAS, esta apenas na dependência de que o Vitória seja liberado do consorcio Arena Fonte Nova.

      Leia o texto deste link e entenda mais sobre o caso:

      http://valmerson.wordpress.com/2010/08/31/modernizacao-do-barradao/

      SRN.

  5. I.Assisti o primeiro BaXVi no Barradão em 91 e, no ano seguinte, os jogos da segundona às 15:00 horas (contra Remo, União São João, Itaperuna …) péssimo acesso, sem refletores, sem completar arquibancadas, lixão etc ……
    É evidente que o Barradão, independente de qualquer coisa, marcou a história do esporte clube vitória e melhorou 1000% como estádio (sem mencionar o entorno que foi completamente reestruturado).
    No entanto, se for viável economicamente (com algum tipo de indenização pela empresa para se tornar sócia do Vitória no Barradão, acho que devemos retornar a Fonte Nova.
    O Barradão não pode ser utilizado como arena porque, para isso, teria que estar localizado em uma área de movimentação normal intensa (com a avenida acm, av. paralela etc ….) para ser utilizado como espécie de “ponto turístico e de eventos”.
    No entanto, condeno a negociação “por debaixo do pano”.

    II. Quem vai ao estádio de ônibus sabe que o Barradão é o fim. Já fui de ônibus, de lotação (mas é preciso ser doido para isso).
    A Fonte Nova esta colada com a estação da lapa (nunca existiu isso de boicote qdo jogávamos lá) até porque teria que parar a cidade inteira – quase 40% da frota da cidade passa pela lapa. Sem mencionar o metrô que também favorecerá o deslocamento.
    Além disso, isso que o rival manda na Fonte também é uma lenda urbana patética.
    Onde o Vitória conquistou o título do nordeste do centenário ??? onde o vitória deu 6×5 com 4 gols de índio ??? Aliás, se prestarmos atenção, a maioria dos títulos recentes foram conquistados porque construímos uma vantagem expressiva no primeiro jogo na fonte nova ou pituaçu.

    III. Além disso, deve ser pensado a questão do preço dos ingressos (acho que pelo menos o anel inferior – que deve receber uma 10.000 pessoas – deve ser vendido a preços acessíveis aos torcedores sócios).

    IV. Outra vantagem é que a Fonte Nova tornará o Estadual mais atrativo para os moradores do interior do Estádio e, possivelmente, poderá reforçar nossa torcida fora da capital.

  6. AMIGO VALMESOM:PORQUE VC COLOCA UMA FOTO ANTIGA DA LOCALIZAÇÃO DO BARRADÃO,QUAL SUA PRETENSÃO,AMIGO COLOCA UMA FOTO NOVA AI PARA QUEM NÃO VAI AO BARRADÃO POSSA VER QUE JA HOUVE MUNDANÇAS E BEM RADICAIS,NÃO SEJA MAIS UM NO BOLSO DESSA IMPRENSA FAJUTA E TENDENCIOSA,
    O VERDADEIRO RUBRO NEGRO SABE QUE AQUELA IMAGEN DO BARRADÃO É DE PELO MENOS UNS 15 ANOS ATRAZ.
    AMIGO SABE O QUE ESSA TORCIDA NOVA NÃO SABE E NINGUEM INFORMA É O TEMPO EM QUE ACONTECIA RODADA DUPLA EM SEMI-FINAL DE CAMPEONATO BAIANO E QUE A TORCIDA DO FINADO DE ITINGA FIVACA PARA TORCER CONTRA OU ENTÃO AS FINAIS QUANDO O FINADO ESTAVA PERDENDO OS REFLEITORES ERAM APAGADOS E OUTRAS COISAS QUE NÃO CABE ESCREVER AGORA,MAIS AMIGO SÓ MAIS UMA COISA TENTE IMFPORMAR MAIS OS RUBRO NEGROS SOBRE QUALQUER AÇÃO EM CONJUNTO COM O PESSOAL DE ITINGA.
    UM ABRAÇO.
    POR:PAULO PIMENTA.

    • Não há intenção alguma Paulo, se você percebeu logo abaixo existe mais de uma dezena de fotos do Barradão, quando escolhi aquela foto para representar o post foi apenas para remeter a história, perceba quantas fotos novas do barradão existem no final do post.

      abraço!

  7. É uma questão muito complexa. Sou a favor da reforma do Barradão, o Vitória conseguir elaborar uma ação de Marketing que consiga 30.000 sócios para o Sou Mais Vitória e criar novas alternativas de renda. Será que ainda não enxergaram que nós temos uma torcida de milhões de fieis e está em franco crescimento devido aos resultando dentro de campo (Barradão) e isso pode muito bem ser explorado comercialmente. Obviamente o acesso é muito melhor na Fonte, mas o crescimento e fortalecimento do Vitória veio no nosso estádio. Dividir a Fonte com o rival não me agrada. Como muitos dizem o Barradão é o nosso principal artilheiro. Dispensar um craque desse, para mim é loucura. Entre modernidade e títulos eu prefiro estraçalhar os nossos adversários na sala de estar e não no salão de festa do condomínio. Na nossa casa quem manda somos nós. No salão de festa tem o direito do vizinho. Para mim tem que ser uma vantagem financeira exorbitante para haver tal mudança. Acho que está pesando muito mais a vaidade em não aceitar eles jogarem em um estádio moderno e a gente em um sem a mesma infra-estrutura. Como sempre defendo, o que fortalece o clube são títulos. Ou alguém vai tentar me convencer que o poder de fogo do Vitória na Fonte vai ser o mesmo do Barradão? Pelas informações que eu tenho até agora, nada me convenceu em optar pela mudança. Então neste momento declaro: Podem fazer a nova arena em ouro. Eu prefiro o Barradão.

    Avante Leão!!!

    • Respeito em muito a sua opinião J Mocota, e comungo em muitas coisas com a mesma, mas como você mesmo disso é uma questão muito complexa e por isso é preciso analisar diversos fatores para chegar ao melhor para o clube, sobre a questão dos 30 mil sócios acho muito pouco provável, mesmo com o crescimento exorbitante que nos estamos tendo, e não podemos de forma alguma também investir todo este dinheiro se fosse o caso só em estrutura.

  8. Tudo que deveria ser falado e comentado foi dito. É com certeza e de fato o regresso do nosso Glorioso Esporte Clube Vitória ao Centro da Cidade (Arena Fonte Nova), pois o Futuro, que já nos pertence, continuará em evidência, pois não temos o perfil de viver de passado. Porém, o nosso Santuário Barradão, não deveria ser desativado, pois para jogos de pouco apelo popular (Baiano, Nordestão, Amistosos, etc.) os mesmos poderiam serem marcados para lá, evidenciando custos menores em jogos de receitas menores e a idéia de arrendar, também não é mal, visto equipes que queiram sediar-se em Salvador no Campeonato Baiano (Ipitanga, por exemplo), sempre são fontes de recursos para os cofres rubro-negro.
    Abraços repletos de PAZ. Andreluz.

  9. Valmerson, parabéns pelo aniversário do blog espero que venham vários;

    Quanto a diretória nos informar os termos do contrato da nova arena esqueça pois se foram incapazes de dizer que iriam viajar mesmo que mentissem, quanto mais o resto, outra coisa quanto ao poder de barganha eles também são incapazes observe o contrato com a OAS e Petrobras os termos pra assinatura foram os mesmos Alex e os demais diretores precissam mostrar aos interessados no produto VITÓRIA que nós somos um clube de 1ª divisão e por isso valemos muito mais o mesmo vale pros nossos jogadores na hora de vende-los ou empresta-los não devemos aceitar qualquer moeda de R$ 0,01 ou trazermos os bagulhos que estão encostados e quanto a não viabilidade de acesso ao MONUMENTAL basta o governo e a prefeitura querer pois o que era a paralela e a via de acesso ao aeroporto e o que são hoje isso sem falar da via expressa que esta sendo construida.

    • Obrigado Geraldo!
      Também não acredito na divulgação dos valores e vantagens, embora acredito que isso seja muito importante para o torcedor. As questões da Petrobras são complicadas pois não envolveu uma negociação direta do clube, houve uma intervenção grande da parte do governo do estado; já com a OAS aceitar um valor muito próximo do Bahia foi um erro, apenas 50 mil de vantagem por mês; Sobre a questão da participação do governo é nisto que pega, pois é o mesmo que esta financiando a nova arena e portanto não irá dar um tiro no pé investindo no Barradão.

  10. Eu sou a favor de jogar na Fonte Nova.
    Sinceramente, o barradão é uma vida para chegar e sair.
    Fonte Nova tem uma vantagem que não podemos ignorar: Acesso.
    E isso é importantissmo para um time como o nosso que vem em ascensão nacional.
    Com o vitoria campeao da Copa do Brasil, vms criar mais torcedores e isso faz com que o acesso ao estadio tenha fator fundamental.
    Eu adoro o barradao. Parte da minha vida devo a ele, mas não podemos fechar os olhos para o óbvio. Mas é como você disse, o vitoria foi convidado. E o consorcio apenas com Bahia é danoso para o Grupo que vai administrar o estadio.
    Temos poder de barganha sim, podemos pedir taxas a preço bem mais baixos do que o estipulado, e outras vantagnes que itinga não pode pedir. Graças ao barradão.
    Gostei muito do seu texto. Eu acompanho você a tempos e vejo que seus textos melhoraram bastante.
    Boa sorte.

    • Igor ou melhor Ginkgo, o pensamento é justamente este, acompanhar o crescimento do torcedor e do próprio clube para alavancar ainda mais.
      fico feliz de que ache que estou evoluindo, eu também sinto isso, e com certeza você faz parte disso!

  11. O vitória só tem a ganhar com essa arena, se, obviamente, não quiserem se valer da modernidade para aumentar o valor dos ingressos absurdamente.

    A diretoria tem q lembrar q, independente do estadio ser mais moderno, confortavel e etc, que o barradão, a grande massa da nossa população continua pobre.

    Mantendo o preço acessivel, ganharemos comodidade principalmente no que se refere ao transporte. Para os q andam de carro, um local mais central, com mais vias acesso e saída, e provavelmente um estacionamento melhor.

    Aos que usam o transporte público, o metrô já estará funcionando e ligará diretamente a estação da lapa o que facilitará e muito a vida desses torcedores.

    Ganharemos menos com a bilheteria e patrocinios, mas compensará com o aumento da nossa torcida e presença desta nos jogos.

    É o que eu penso

    • É justamente o que eu penso Rodrigo, mas creio que os valores irão ser acrescidos, espero que não absurdamente!

  12. Eu sou interiorano, de Jequié, portanto como tal muito cismado, gostaria de saber quais as vantagens o Vitória terá com essa mudança de endereço! Se o grande problema do barradão é o acesso, não se enganem, nos dias de jogos do Vitória, na “nova arena” vai acontecer o mesmo q ocorre hoje, as empresas de ônibus, com seus donos e motoristas torcedores do jahia, farão a mesma amarração q fazem hoje em dia para atrapalhar a chegada do torcedor no estadio!

    • Josué, parabéns por ser um daqueles que mesmo no interior não se rendem ao poder da mídia…
      Sobre a questão das vantagens, é necessário primeiro conhecer o contrato que o Leão vai assinar neste consorcio, mas sobre a questão do transporte para ir aos jogos na nova arena fonte nova, você esta enganado, o estadio se encontra justamente no centro de Salvador e por isso não existe dificuldade alguma em conseguir chegar lá, olha que eu moro mais perto do Barradão do que dá fonte, mas tenho muito mais facilidade em chegar na segunda.

      SRN

  13. Essa polemica do fonta nova vai render muito ainda. existem muitos pontos a ser discutidos. O Botafogo é responsavel pelo Engenhão, e até o momento não vemos nenhum crescimento do mesmo, pelo contrario. o proprio Botafogo alega que esta sendo prejudicado, por ter que gastar R$ 400.000 por mês pela manutenção do Engenhão.

    Tem que levar isso tudo em conta… largar o barradão, para ir a um estadio moderno para dar prejuizo nao vale a pena.

    • Jonas, concordo plenamente que é preciso observar todos os fatores que envolvem esta transação, mas a verdade é que já esta tudo definido!
      O exemplo que você utilizou, é muito pertinente, o Botafogo está tendo prejuízos com o Engenhão, porém é necessário saber quais os termos do contrato que o Botafogo fez, outro fator é que o Botafogo é o time carioca de maior descenso nos últimos anos, a sua torcida não comparece, o time esta afundado em dividas e já não impõe o mesmo respeito de outrora, além do mais o caso deles é semelhante ao do que citei do Bahia que não tem oportunidades de barganhar, por não possuir estadio próprio, há não ser que você considere o Caio Martins como um!

      obrigado pela contribuição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s